Inclusão é um termo que faz parte em muitas repartições públicas, pois os direitos humanos estão presentes no menor gesto de uma pessoa para com a outra.
Na EE Orestes Ferreira de Toledo, situada em Palmeira D´Oeste, SP, no noroeste paulista, os cuidados com os colegas de classe têm sido gratificante, principalmente com aqueles que necessitam de uma atenção especial, seja no sentido físico-psicomotor quanto no sentido intelectual.
Mike, 2C em cadeira e mesa apropriada para estudar em sala de aula, EE Orestes, Março 2016. |
O estudante Mike, da segunda série do ensino médio, depois de montar um projeto sobre a acessibilidade para os alunos que têm necessidades especiais, recebeu, após um ano, uma mesa, uma prancheta e uma cadeira adequada para passar as horas de estudos em sala de aula, de modo mais confortável.
Alunos 2C, Leonardo, Gustavo e Mike, apresentando o projeto sobre acessibilidade EE Orestes F. Toledo. Março 2016. |
Sua condição abriu espaço para outros alunos com necessidades especiais, promovendo, assim, também, a solidariedade e o cumprimento de normas já existentes na área da Educação brasileira.
A inclusão de portadores de necessidades especiais não tem prejudicado o andamento das atividades em aula; porém, quando a sala de aula é numerosa o aluno que ainda não tem uma certa autonomia pedagógica, fica à mercê do professor ter um tempo para atendê-lo, e, aí, a classe fica um período sem a devida atenção também, caso não haja um professor auxiliar.
Nesse sentido, a solidariedade é o resultado da boa convivência entre todos que compreendem que o Conhecimento se constrói no coletivo. Por isso, a Filosofia tem procurado despertar entre os jovens o respeito pelo outro em todos os seus aspectos e dimensões sociais.
Parabéns ao Mike pelo exemplo de superação, pelas medalhas nas Olimpíadas Brasileira de Matemática e por mais um ganho em seu direito de estudar com qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário