domingo, 8 de maio de 2016

Filosofia e inclusão

     Inclusão é um termo que faz parte em muitas repartições públicas, pois os direitos humanos estão presentes no menor gesto de uma pessoa para com a outra.
     Na EE Orestes Ferreira de Toledo, situada em Palmeira D´Oeste, SP, no noroeste paulista, os cuidados com os colegas de classe têm sido gratificante, principalmente com aqueles que necessitam de uma atenção especial, seja no sentido físico-psicomotor quanto no sentido intelectual.

Mike, 2C em cadeira e mesa
apropriada para estudar em sala
de aula, EE Orestes, Março 2016.

  O estudante Mike, da segunda série do ensino médio, depois de montar um projeto sobre a acessibilidade para os alunos que têm necessidades especiais, recebeu, após um ano, uma mesa, uma prancheta e uma cadeira adequada para passar as horas de estudos em sala de aula, de modo mais confortável.

Alunos 2C, Leonardo, Gustavo e Mike,
apresentando o projeto sobre acessibilidade
EE Orestes F. Toledo. Março 2016.
      Sua condição abriu espaço para outros alunos com necessidades especiais, promovendo, assim, também, a solidariedade e o cumprimento de normas já existentes na área da Educação brasileira.

       A inclusão de portadores de necessidades especiais não tem prejudicado o andamento das atividades em aula; porém, quando a sala de aula é numerosa o aluno que ainda não tem uma certa autonomia pedagógica, fica à mercê do professor ter um tempo para atendê-lo, e, aí, a classe fica um período sem a devida atenção também, caso não haja um professor auxiliar.

     Nesse sentido, a solidariedade é o resultado da boa convivência entre todos que compreendem que o Conhecimento se constrói no coletivo. Por isso, a Filosofia tem procurado despertar entre os jovens o respeito pelo outro em todos os seus aspectos e dimensões sociais.

     Parabéns ao Mike pelo exemplo de superação, pelas medalhas nas Olimpíadas Brasileira de Matemática e por mais um ganho em seu direito de estudar com qualidade.

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...