Alunos da 1B apresentando os Pré-socráticos em seminário, em EE Orestes F. Toledo; março 2016. |
A nova geração de alunos da primeira série do Ensino Médio deste ano letivo fez, pela primeira vez, contato com a História da Filosofia.
Cada grupo teve o compromisso de pesquisar o contexto de época das escolas filosóficas, suas principais preocupações, os filósofos representantes mais importantes de cada período para entender como começou os estudos sobre a natureza tanto cósmica quanto da natureza humana.
Alunos da 1C da EE Orestes Ferreira de Toledo, em seminário; março 2016. |
Mesmo que tímidos, achando graça dos nomes gregos estranhos aos ouvidos, aos poucos os adolescentes foram apresentando o objetivo de como cada filósofo via o mundo, buscando entender desses mesmos estudiosos o surgimento da Matemática, da Física, da Química, da Biologia, enfim, o primórdio do que seria chamado no período Moderno de Ciências.
Alunos 1A apresentando Socráticos. Março 2016. |
Alunas 1A com cartaz sobre Patrística EE. Orestes F. de Toledo; março 2016 |
Com a passagem do período cosmológico para o período socrático, a natureza humana passou a ser o foco das investigações sobre o Homem, tendo em vista que as cidades-estados (pólis) conviviam com seus conflitos políticos, como: justiça, educação, ética, política, virtude, etc.
A investigação filosófica, a partir do século V antes de Cristo, concentrou-se na alma humana, o que ocorreu o nascimento da metafísica, da lógica, como forma de buscar compreender o próprio ser.
Grupo de alunas 1A sobre Escolástica Março 2016 |
Grupo de alunos 1C sobre escolas medievais; março 2016 |
Com o surgimento do Cristianismo, a alma humana passou a ser o centro das reflexões, o que ocasionou problemas oriundos da fé cristã, que desenvolveu uma lógica teocêntrica.
Os conceitos elaborados pelos filósofos medievais foram vistos ou rejeitados pelos pensadores do período moderno, causando inúmeras mudanças políticas e culturais, econômicas e sociais. Primeiro com o Descartes, racionalista, depois surgiram mudanças com os empiristas, tendo John Locke como um dos pioneiros.
Assim, ao revisitar e entender o panorama da História da Filosofia ao longo dos séculos, os estudantes comprometidos com o ensino e a aprendizagem passaram a entender como as Ciências são "filhas" que estudam o ser de modo mais específico.
Cabe ao Conhecimento Filosófico manter as indagações sobre a mente, a linguagem, os avanços tecnológicos, enfim, as atitudes humanas, no período contemporâneo, defendendo a preservação da natureza e qualidade de vida.
Classe 1C em seminário sobre panorama da História da Filosofia, março 2016. |
Durante as próximas aulas, o curso do ensino médio dará continuidade sobre as áreas da Filosofia, clareando assim, a formação dos conceitos, o porquê dos filósofos continuarem a investigar os problemas do mundo, bem como refletir e buscar soluções práticas para o ser humano viver num mundo de paz.
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