domingo, 8 de maio de 2016

Filosofia e Direito

Prof. Junio Sato, em palestra, na EE
Orestes F. de Toledo, Abril de 2016.




     Em dezenove de abril, na EE. Orestes Ferreira de Toledo, o Prof. Junio Sato, esteve ministrando uma palestra sobre "Filosofia e Direito. Um olhar interdisciplinar" junto aos alunos da segunda série A e B, do período matutino.

Alunos das 2 séries A e B da  EE Orestes
Ferreira de Toledo, em palestra. Abril 2016
     Depois de cada turma estudar a situação de aprendizagem 2, do volume 1, do Caderno do aluno, cujo tema foi "Introdução sobre Ética" o fechamento dessa unidade foi com a palestra sobre Filosofia e Direito, preparando, assim, os alunos para o próximo seminário, onde irão apresentar os imperativos categóricos presentes nos vários documentos brasileiros.


    


   
    A partir dos filósofos contratualistas (Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau) a história sobre a evolução do pensamento político e ético na Cultura Ocidental foi desenvolvido com relação a cada época. Cada filósofo vê o ser humano de um jeito. 

     Hobbes vê o Homem como egoísta e mau, agressivo, "lobos contra lobos". Locke defende o direito natural que garante o direito à vida, à liberdade e à segurança, tendo a propriedade como fundamental para a liberdade. Contrariando, Hobbes, o filósofo francês Rousseau defende o ser humano nasce bom, mas a sociedade corrupta é que o corrompe.

     A interdisciplinariedade proposta na palestra permitiu com que os alunos fizessem perguntas sobre o Código Penal e o Código Civil, assim encerrando a manhã filo-jurídica.
    
      Nossos agradecimentos ao Prof. Esp. Junio Sato pela disposição em vir de Fernandópolis até Palmeira D´Oeste e enriquecer nossas aulas de Filosofia.

Professores palestrantes junto com o
vice diretor Mario. Abril 2016..
Grupo de alunas 2A participantes da
palestra sobre Direito. Abril 2016.



Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...