domingo, 27 de maio de 2012

A difamação da Filosofia

    "Como todos sabem, ou fingem não saber, a sociedade é dotada de preconceitos. Porém, hã um ato preconceituoso que muitos, realmente fazem de maior indiferença, que é o preconceito com o ato de filosofar, a filosofia.
     A população brasileira, que está ficando desprovida da capacidade de se importar com o outro, perdeu o hábito de ler e refletir sobre o que ocorre ao seu redor. Dessa forma, acaba difamando outra pessoa, que realmente se importa com as outras, só porque ela tenta mudar alguns problemas que a sociedade vive.
     Isso já se dá há muitos e muitos anos atrás. Uma dessas pessoas foi Tales de Mileto, um dos pais da filosofia antiga, que era taxado de lunático por viver refletindo sobre assuntos referentes ao céu, o universo. Também eram feitas piadas de Sócrates em peças de comédia, na Grécia Antiga.
     Até hoje, o preconceito com a filosofia é muito grande. Quem o diga são os professores da área, que sofrem todos os dias com piadas de mau gosto proferidas pelos alunos. Esses estudantes mal sabem como a filosofia contribuiu, e ainda contribui, para o mundo que conhecemos.
     Assim, devemos tomar vergonha e parar para ver quão importante o filósofo é. Afinal de contas, quem nunca ouviu falar da teoria de Darwin, um dos maiores filósofos e biólogo da história? Por menor que seja esse pensador, ele foi só mais um ser no mundo tentando contribuir para a melhoria deste."

(Texto elaborado por Danilo F. Paulicena, 3º1, da EE. Dr. Euphly Jalles sobre o tema Preconceito e Filosofia)

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...