domingo, 27 de maio de 2012

Autonomia e imperativos categóricos

     "Age de tal forma que o teu exemplo se torne uma lei universal" afirmou Kant, filósofo alemão do século XIX. A partir dessa máxima, os alunos da segunda série do ensino médio passaram a investigar o que é ser um indivíduo autônomo.
     O indivíduo autônomo é aquele que, tendo consciência de seus deveres, passa a assumir a responsabilidade de seus atos; tem a liberdade de governar a si mesmo. Mas, como nem todos os indíviduos são tão conscientes assim, então, o papel do Estado é assegurar que todos tenham os seus direitos garantidos à medida que cumprem os seus deveres. Para isso, os artigos elaborados por lei passam a fazer parte do cotidiano do cidadão.
     Portanto, as categorias de deveres foram classificados por Kant em imperativos hipotéticos e categóricos. Estes últimos, são aplicados na vida do indivíduo por meio de documentos com o objetivo de um melhor convívio social entre as pessoas, pois sua principal função é o bem comum.


Advogado José Fernandes ministrando palestra sobre
Direitos e deveres, ética aplicada aos alunos da EE. Orestes Ferreira de Toledo.



                                       
 
     Nesse sentido, a presença do advogado José Fernandes, junto aos alunos da EE. Orestes Ferreira de Toledo, em abril do corrente ano, foi fundamental para ilustrar a aplicabilidade desses momentos jurídicos em nossa vida de indivíduo.
   Aproveitamos para agradecer a disponibilidade e grande contribuição para a formação de nossos jovens secundaristas                 
     .
Alunos atentos ao palestrante Sr. José Fernandes


Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...