sábado, 15 de agosto de 2009

Meus conhecimentos do primeiro semestre de Filosofia

Auto-avaliação de Leandro J. Rodrigues, aluno da primeira série B do ensino médio, da EE. Oscar Antônio da Costa, em São Francisco-SP.
"Para mim, o primeiro bimestre de Filosofia foi o que mais me chamou a atenção, pois tivemos uma introdução do que é filosofia e sua divisão no tempo.
A filosofia é dividida em quatro fases, a Filosofia Antiga, Filosofia Medieval, Filosofia Moderna e Filosofia Contemporânea.
A filosofia antiga tinha preocupação com a origem da natureza, é dividida em três fases: pré-socrática, socrática (com Sócrates, Platão e Aristóteles) e o período pós-socrático. A filosofia antiga é desenvolvida na Grécia, principalmente em Atenas. Sócrates é considerado o mestre da Filosofia, disseminava suas ideias através do diálogo com o povo.
A filosofia medieval tinha preocupação com a fé e a razão. Os principais filósofos foram Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino.
Na filosofia moderna surge as ciências empíricas e os filósofos atuantes são John Locke, Kant etc. E a filosofia contemporânea envolve os problemas da sociedade atual tais como miséria, guerra, etc.
Vimos que as teorias de J. Locke e Kant sobre a origem de nossos conhecimentos, onde um filósofo dialogava com o outro. Os conceitos como ética, metafísica, lógica, estética, política e história da filosofia. Estudamos sobre dedução e indução, onde dedução parte da experiência geral para conclusões particulares e indução vice-versa.
É muito difícil resumir o que aprendemos durante os nossos seis primeiro meses no estudo de Filosofia por ser uma área muito complexa e rica. Espero aprender muito mais durante a minha jornada escolar no ensino médio."
Parabéns, Leandro. você conseguiu resumir de modo sucinto os conteúdos do primeiro semestre. Ao retornar as aulas possamos continuar enriquecendo nossas reflexões intelectuais.

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...