domingo, 8 de setembro de 2013

O V Simpósio Internacional de Educação e Filosofia

Painel do V SIEF, tendo como
pintura "O sono da razão",
de Francisco de Goya
agosto 2013
     Nos dias 28 a 30 de agosto, realizou-se, na Universidade Federal de Juiz de Fora, na cidade mineira do mesmo nome, o V Simpósio Internacional de Educação e Filosofia (VSIEF) e o I Seminário do Núcleo de Estudos sobre Filosofia, Poética e Educação da Faculdade de Educação da UFJF e do Grupo de estudos e de pesquisas em Educação e Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP).
    
Filósofos palestrantes atentos a perguntas
após exposições feitas. Ago/2013
     Com a abertura das apresentações às oito horas e trinta minutos, a parte da manhã sempre tivera quatro mesas redondas, sempre coordenadas pelo Prof. Dr. Maximiliano Valério López e o Prof. Dr. Tarcísio Jorge Santos Pinto, ambos da UFJF, que abordaram a temática da poética como forma de reflexão, principalmente, no fazer pedagógico, isto é, da didática do ensino da Filosofia, conforme os títulos sugeridos: "Intuições do poético"- Prof. Dr. Carlos Skliar, da Argentina e o Prof. Dr. Tarcísio J. S. Pinto, Filosofia da UFJF; "Poética dos sentidos" - Prof. Dr. Jason T. Wozniak, da Columbia University e Prof. Dr. Daniel Quaranta, da UFJF; "Poética do tempo na Educação" proferida pelo professor belga, Jan Masschelein e Prof. Dra. Luciana Marques, UFJF; "Poética da transmissão" exposta pelo Prof. Dr. Fernando Bárcena Orbe, de Madrid/Espanha e Prof. Dr. Maximiliano V. Lópes, da UFJF; "O fazer poético" foi apresentado pela Profa. Noemi D. Salvadó, da Espanha, e Prof. Dr. Eduardo P. Ramirez; a "Poética do habitar" teve a Profa. Dra. Silvia Duschatzky da Argentina e Prof. Dr. Aimberê Quintiliano, da UFJF.
 
    No último dia, as mesas redondas refletiram sobre a "Poética e experiência política", com o Prof. Dr. Wanderson F. do Nascimento, da Universidade de Brasília e o Prof. Dr. Alexandre S. de Freitas, da UFPE.  A "Poética e experiência filosófica", teve professor uruguaio, Maurício Langón e o Professor da UNESP de Marília, Rodrigo Gelamo.
Prof. Silvio Gallo e Prof. Pedro Pagni
no encerramento da VSIEF, ago 2013
     O encerramento foi sobre a "Poética do Pensamento" explanada pelo filósofo da Universidade de Campinas, Silvio Gallo e o Prof. Dr. Pedro Pagni, UNESP, destacando a importância da atividade do filosofar junto as crianças e aos jovens, principalmente, nas escolas públicas.
 
Professor Guilherme Penna, do Granbery,
Prof. Cristiano S. Medeiros, da UERJ e
Prof. Ana Cláudia R. Tavares, UFPE
em Sessão de Comunicação na VSIEF
     Durante a parte da tarde, houve espaço para várias sessões de comunicação que, também abordaram pesquisas e experiências sobre o ensino da Filosofia como: a aprendizagem a partir da Filosofia de Bérgson e de Nietzsche, as questões de Biopolítica, a política educacional brasileira, o movimento da escola pública, Filosofia com crianças, da oralidade a escrita, mapeamento do ensino de Filosofia no ensino médio, discussões sobre o racismo, o currículo escolar, modernidade e pós-modernidade entre outros estudos e preocupações.
 
     Além das mesas redondas e sessões de comunicações que ocorreram entre às quatorze horas e meia e dezoito horas, também houve uma oficina que tratou sobre "Investigação dialógica: uma pedagogia para vivência filosófica", com o professor Juarez Gomes Sofiste, da UFJF, como demonstração que para a atividade do filosofar é necessário o ouvir entre os participantes, de modo que a prática dialógica aconteça, à medida que se investiga algo.
 
     Como todo evento acadêmico não poderia faltar os livros. Houve vários a disposição dos professores e estudantes que participaram da V SIEF, onde o desconto era bem visto. Aproveitou-se a ocasião para o lançamento do livro Em defesa da escola. Uma questão pública, do pensador belga, Jan Masschelein, traduzido para o português que participou em uma das mesas redondas e acompanhou todo o simpósio.
Intervalo e banca de livros durante
VSIEF na UFJF. agosto 2013.
 
 
 

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...