domingo, 8 de setembro de 2013

Cientistas e filósofos na SBPC

     Depois dos quinze dias de férias no mês de julho, o recesso, ainda que fora de sala de aula, foi de muito planejamento, participação em congresso, além do Brasil e o mundo todo está antenado na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, transmitindo, como exemplo, que a paz e a solidariedade entre os povos é possível.

Entrada do campus da UFPE
julho 2013




 
     Em particular, neste ano de 2013, convidada a ser sócia da Sociedade Brasileira para o progresso e a Ciência (SBPC), inscrevi-me para um minicurso e acompanhei os trabalhos na 65a. Reunião Anual da SBPC, realizada em Recife, na UFPE, dos dias 21 a 26 de julho.

Apresentação de cientistas brasileiros
julho 2013

Painel de entrada no credenciamento
na Universidade Federal de Pernambuco
julho 2013
    

À tarde, também  foi dividido em três momentos: até às 15:30 era livre para almoçar e visitar a Expo T&C, onde havia todo tipo de experimentos e apresentação científica das várias instituições governamentais, lembrando grandes nomes dos cientistas brasileiros que têm contribuído para o bem da sociedade e humanidade em geral, além de barracas de artesanatos típicos da região. Da metade da tarde até às 20 horas continuavam-se as mesas redondas e assembleias.

     O lema deste ano de 2013 na SBPC foi "Ciência para o novo Brasil" com o objetivo de incentivar novos inventos, rever currículos acadêmicos, trocar informações sobre o desenvolvimento sustentável no Brasil, além de decisões importantes para as universidades brasileiras, tomadas em assembleias de cada categoria.

 
     A programação da 65a. Reunião Anual da SBPC foi muito extensa. Os minicursos iniciavam às 8 e iam até às 10 horas; depois de um intervalo de meia hora, começavam as mesas redondas e comunicações nos diversos prédios das faculdades do Campus da Universidade Federal de Pernambuco parando para o almoço.
  Entre as mesas redondas e sessões de comunicações científicas, a Filosofia se fez presente entre tantos cientistas, tendo como pensador o renomado professor doutor Renato Janine Ribeiro, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP)  que refletiu sobre a "Ética da compreensão e a compreensão da ética" junto à uma plateia numerosa de participantes do evento.
   Após perguntas e encerrada a conferência uma pausa para os cumprimentos em nome dos estudantes do ensino médio.
 
Professora de Filosofia Terezinha e
 filósofo Renato Janine Ribeiro, na
65a. Reunião Anual da SBPC
 

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...