domingo, 22 de janeiro de 2017

Carta cidadã e a participação política

     Em outubro de 2016 houve, nos municípios do Brasil, eleições para escolher o representante do Poder Executivo e os representantes do povo para o Poder Legislativo (vereadores), característica do regime democrático num Estado republicano.




     Embora haja muita desinformação, ainda, entre os brasileiros, da real função de cada Poder, muitos cidadãos votaram pela primeira vez entre os jovens de dezesseis a dezoito anos. Como o curso do Ensino Médio tem a finalidade de preparar os estudantes para sua plena cidadania todo fim de ano letivo, no quarto bimestre, os estudantes são, em Filosofia, incentivados a fazer a aula "Participação cidadã" acontecer.



Comissão de alunos da 1A EE Orestes Ferreira
de Toledo em frente ao prédio da Prefeitura
 de Palmeira d`Oeste-SP, Dez 2016
     Em novembro, após uma pesquisa entre os familiares e os moradores de seus bairros, cada aluno traz para a sala de aula as reais necessidades da comunidade que sejam interessantes levar ao conhecimento do prefeito, para que este tome uma atitude diante dos problemas apresentados.













      Depois de serem elencadas as situações em sala de aula, os alunos da primeira série da Unidade escolar EE Orestes Ferreira de Toledo, escreveram a carta cidadã para ser entregue ao prefeito, que deverá repassar para o futuro candidato que administrará, tomando ciência, assim, que  todo problema citado foi uma reivindicação da população de Palmeira d´Oeste-SP.






Comissão de alunos 1A com as cartas cidadãs
acompanhados pela Profa. Terezinha na Prefeitura
Municipal de Palmeira d´Oeste, dez 2016.
    
A comissão de alunos organizada pela 1a. série A foi até a Prefeitura Municipal acompanhada da professora de Filosofia, Terezinha, para entregar as cartas. Muito bem recebidos pela sua secretária e pelo prefeito em fim de gestão, o Sr. Luciano Angela Esparapani, além de seu vice, conhecido como "Dodô", prontamente responderam as questões colocadas nas mesmas. Algumas reivindicações já estão sendo encaminhadas, mas outras questões, foi explicado, depende de verbas e prioridades votadas pelo Poder Legislativo, na Câmara municipal.







Após entrega e leitura das cartas cidadãs, o prefeito parabenizou os estudantes, demonstrando seu papel no Executivo perante a comunidade de Palmeira d´Oeste e a importância da participação cidadã ali exercida que começou também na mesma Unidade escolar.











Prefeito Sr. Luciano Esparapani lendo as
cartas cidadã em seu gabinete junto com
os alunos que o observa. Dez 2016
     Com a consciência cidadã desenvolvida pelas situações de aprendizagem em Filosofia, também enriquecidas pela Sociologia, História e demais disciplinas o compromisso com o aprendizagem vai além da sala de aula.




    Fica aqui, neste novo ano que se inicia, nossos agradecimentos ao Sr. Luciano Esparapani e seu vice Dodô pelo tempo em receber a comissão de alunos da EE Orestes Ferreira de Toledo. Que a cidadania seja exercida por cada um de nós.
 
Comissão de alunos 1A da EE Orestes junto
com o prefeito Luciano e seu vice "Dodô"
Dez 2016




Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...