quinta-feira, 7 de junho de 2018

Sobre o ensino das virtudes em nossa sociedade

     O volume 1 do Caderno do aluno da disciplina de Filosofia, da terceira série do ensino médio, tem como objetivo recordar alguns conceitos trabalhados no início do curso, relacionando os conteúdos da primeira e segunda séries de modo mais aprofundado para os estudantes estarem preparados para o Exame nacional do ensino médio (ENEM).
     Uma das primeiras metas a serem atingidas para o ENEM é a competência "dominar as várias linguagens" e daí em diante "elaborar, de modo consistente, os argumentos e, criar, a partir da realidade, proposta para solucionar o problema discutido. Sabendo disso, todo exercício feito na apostila tem a finalidade de aprimorar os conceitos estudados. Por isso, toda produção textual deve ser levado em consideração esses critérios.
     Após refletir a situação de aprendizagem 6 do Caderno do aluno, "O homem como ser político", demonstrado, através do texto Protágoras, escrito por Platão, alguns textos atingiram plenamente o objetivo proposto.  Os dois textos abaixo, que falam sobre a importância das virtudes para o exercício da cidadania, ficam de exemplos sobre o assunto:


     "Virtudes humanas
     Segundo Protágoras, desde crianças somos ensinados [para] as virtudes, o certo e errado, belo e feio, e, a vivência em comunidade, como justiça, pudor e política.
     Esses ensinos têm se mostrados suficientes, na maioria das pessoas para se viver bem, mas nem todos colaboram para isso.
    Conclui-se que as virtudes são possíveis de serem ensinadas e aprendidas por todos, e se colocadas em prática, tornam a sociedade justa e sábia." (Texto de Paulo Davi Freitas, 3ª A, EE. Oscar Antônio da Costa)


" Virtudes contemporâneas
     As virtudes são, sem dúvida, fundamentais na formação do cidadão. O pudor, [a] justiça, [o] respeito são necessários hoje, assim como [foram] na Antiguidade.
     No Brasil atual, é muito visível que algumas pessoas não possuem ou não utilizam de suas virtudes. Um exemplo de cidadãos que deveriam escalar virtudes, mas não acontece, são nossos políticos.
     Portanto, é preciso que as virtudes sejam aprendidas e sejam utilizadas para a sociedade viver em harmonia. Para isso, é importante os pais ensinarem essas qualidades desde cedo, para o cidadão crescer virtuoso." (Texto elaborado por Albert Neves de Souza, 3ª A, EE. Oscar Antônio da Costa).


     Os dois textos acima, elaborados pelos alunos citados, demonstram que a habilidade escritora foi atingida, embora os colchetes [ ] indicam que foi necessário algumas correções e os títulos estarem muito amplo. Todavia, como exercício feito numa aula após a leitura de um texto está comprovado que é possível relacionar os conceitos com a realidade cotidiana.
    

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...