segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Professores de Filosofia e o Ensino de Filosofia

     Depois de meses de dedicação em leituras sobre autores filósofos, participação em fóruns, elaboração de textos refletindo sobre o ensino de Filosofia, desde novembro de 2017, professores de Filosofia do Estado de São Paulo, matriculados na Pós-graduação lato sensu na Universidade Federal de São Paulo, enfim em janeiro de 2019 concluem o curso sobre o Ensino de Filosofia.


     O curso teve o objetivo de aprofundar os conhecimentos necessários sobre a importância do ensino de Filosofia como disciplina, em particular, no Ensino médio, bem como dialogar sobre métodos de ensino de Filosofia em sala de aula nas diversas escolas públicas no estado de são Paulo.


      De diferentes cidades e Diretorias de Ensino paulistas, mesmo que o curso tenha sido à distância, os encontros presenciais proporcionaram trocas de experiências muito enriquecedoras.
      Entre os dias 17 a 19 de janeiro deste ano, realizou-se a III Mostra de trabalhos dos estudantes da Pós-graduação em Ensino de Filosofia oferecida pelo Laboratório de Ensino de Filosofia e Formação de Professores do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em que uma centena de professores apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso, sob a coordenação da Profa. Dra. Adriana Matar Maamari e sua equipe de técnicos e tutores, os quais foram muito presentes.

     As apresentações foram distribuídas em três dias das 9 horas da manhã até às 22 horas, parando para o almoço, em três auditórios, sendo que dois auditórios concentravam-se em sala na Biblioteca Comunitária (BC) e o terceiro auditório no prédio Bento Junior.



     Os professores-cursistas, após apresentarem seus trabalhos diante de uma banca de professores-tutores, que davam as últimas recomendações conforme as normas da ABNT, aguardavam ao final das apresentações suas notas de aprovação tendo um prazo para envio dos trabalhos encadernados à secretaria do Departamento de Metodologia da UFSCar.



     O fato de terem sido três dias de apresentações, em tempo integral, os cursistas usufruíram do refeitório universitário (RU) utilizando suas carteirinhas de pós-graduação ou pagando como alunos-visitantes, bem como, também, servindo-se na cantina local.




     Todos os trabalhos apresentados focaram na temática Ensino de Filosofia, conforme proposto pelo curso de Pós-graduação, o que proporcionou uma gama de reflexão muito grande para o Curso de Especialização em Ensino de Filosofia (CEEF), acreditando, assim, ter atingido seu objetivo tanto filosófico quanto pedagógico, como percebemos pelas imagens de alguns professores abaixo:





 
     Quanto aos títulos foram contemplados de diversas maneiras, em Datashow com visualizações ou apenas na oralidade com fichas de modo tradicional, favorecendo aos participantes uma ideia geral do conteúdo desenvolvido nos trabalhos de conclusão de curso.
    




     Com a volta às aulas, os professores de Filosofia, agora especialistas, agradecem pela oportunidade de terem feito suas matrículas e cursarem as disciplinas, mesmo enfrentando vários desafios como tempo hábil para as leituras, a integração com o grupo, viajar até a cidade de São Carlos, pagar hospedagem e alimentação e tendo que dar conta do ano letivo em pleno vigor.


      Agradecidos pela oportunidade e recomendações dadas pelos mestres e assessores do Curso de Especialização em Ensino de Filosofia, retornamos com a consciência de garantir à educação básica, principalmente para os jovens do Ensino Médio de qualidade, incentivando a reflexão, a autonomia e a participação política e ética dos cidadãos brasileiros.

 





Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...