domingo, 6 de abril de 2014

Presença filosófica

   Depois do primeiro bimestre terminar "Presença filosófica" é o texto selecionado da terceira série do ensino médio da EE. Orestes Ferreira de Toledo, escrito pela aluna Natália dos Santos da Silva (3B), que procurou refletir sobre as perspectivas da Filosofia, como exercício da situação de aprendizagem 1. A dissertativa teve como objetivo pensar o papel da Filosofia.

   "Penso que as diferentes perspectivas acerca da filosofia está relacionada ao fato de que muitas pessoas, em quase sua  totalidade, geralmente ignoram a importância da filosofia como entidade fundamental para qualquer tipo de conhecimento válido. Estão mais preocupadas em adotarem uma disciplina prática que lhes permitem obter resultados rápidos e aparentemente seguros.
     A presença da filosofia na educação básica é algo de extrema importância pois contribui para a formação do cidadão ético, ensinando-o a procurar, a afirmar que há algo a ver e a dizer.
     A filosofia aplicada nas redes básicas de educação faz com que nos tornamos indivíduos críticos capazes de exigir nosso direito à cidadania e à democracia, e isso faz da filosofia, algo que contém extrema importância."
 

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...