domingo, 3 de abril de 2016

Filosofia pré-socrática e natureza

     O mês de março foi intenso! Desde que o ano letivo iniciou, a investigação sobre os assuntos filosóficos não pararam.
     Dia 8 do mesmo mês foi lembrado o Dia Internacional da Mulher e não foi passado em branco as filósofas. Porém, a ênfase dos conteúdos foram os pré-socráticos, filósofos da natureza.

     Como o dia 22 de março é considerado o Dia Mundial da Água, as terceiras séries do ensino médio, da EE. Orestes Ferreira de Toledo, situada no município de Palmeira D´Oeste-SP, tiveram o desafio de apresentar uma maquete junto com as teorias dos pré-socráticos, estudadas no Caderno do aluno, volume 1, 3a. série do ensino médio; concomitantemente aprofundado com o livro didático de Silvio Gallo, intitulado Filosofia. Experiências do pensamento, da Editora Scipione.

    As experiências do pensamento começaram, segundo a tradição filosófica, com o filósofo grego Tales de Mileto, VII a.C. que afirmou ser a água o elemento primordial da natureza.

 representando a água como a fonte da vida
. Março 2016.
              
              Alunas da 3 série A, apresentando
                  a teoria de Tales de Mileto e sua maquete











     Os discípulos Anaximandro e depois Anaxímenes, da escola jônica, na Grécia Antiga, contestaram a tese de Tales de Mileto, investigando melhor a natureza e buscando explicar o arché que fundamenta a origem da vida. Embora não existisse tecnologia moderna, as observações feitas eram calculadas com muita seriedade.

                
                   Grupo de alunos apresentando a tese de
                 Anaximandro e a maquete sobre o Ápeiron.
Março 2016.
Alunas da 3 série C apresentando tese
de Heráclito. Março 2016.












     Considerando as poucas condições da época grega, os jovens perceberam o quanto foi importante os primeiros filósofos da natureza, também matemáticos, pois os seus estudos depois continuaram por séculos e séculos, desvendando, assim, muitos mitos que até hoje existem, de um modo racional.
Alunas da 3a.C apresentando a teoria
pluralista de Empódecles, demonstrada em
maquete. Março 2016.

           
                 Ana Paula e Geisiane, 3 C, apresentando
                    a tese atomista, de Leucipo e Demócrito.
Março 2016

     
  










     O seminário demonstrou que toda experiência filosófica passou pela observação da realidade e pela argumentação, ainda que sofrendo preconceitos por parte daqueles que comandavam em sua época. Heráclito que disse "tudo flui", o devir da experiência está por vir em cada disciplina que abrange o currículo.
   Enquanto Leucipo e Demócrito fundaram a escola atomistas com sua tese que as partículas invisíveis consistia a origem do universo, Empédocles defendeu que o Cosmos não era feita apenas de uma única substância, mas de quatro: água, ar, fogo e terra, demonstrando, portanto, que a natureza é muito mais do que parece ser. Daí, Parmênides, Pitágoras e tantos outros desse período tornarem-se clássicos e revisitados pelos filósofos modernos.

Exposição dos trabalhos e maquetes intitulada
Filosofia e natureza. março 2016.

     Sabemos que a natureza é a nossa casa (ecos) e a ordem do universo (cosmos) depende de nossa colaboração, nossa consciência para manter o que se tem, preservar toda espécie de ser vivo, ser mineral e, também os vegetais, pois eles são o nosso alimento, nossas riquezas em minerais. Preservemos o mundo!
     Parabéns a todos os grupos pela apresentação. As maquetes e os cartazes ficaram em exposição na entrada da escola para também ser apreciada pelos pais e visitantes.





Um comentário:

Unknown disse...

Professora, por favor, poderia enviar para o email serradourada2010@hotmail.com as medidas, o material usado, como prender o espelho da caixa de levitação. Sou professor de filosofia em santa catarina e a filosofia não é dado importância na região. Com isso, eu vou gastar dinheiro próprio contudo vou tentar mostrar a sua importância para buscar a verdade.

Agradeço

José Roberto
49 88913757

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

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