Após o término da situação de aprendizagem 1, do volume 1 em Filosofia, da terceira série do ensino médio, o aluno Daniel Aparecido Rodrigues, do período noturno, produziu o seu texto, em sala de aula, na tentativa de alcançar o objetivo proposto pelo exercício da página 21 da Proposta curricular. Selecionado por sua capacidade de sintetizar o que aprendeu, aceitou em compartilhar sua redação simples, mas, significativa, intitulada "A Filosofia em si"
" Sócrates foi considerado um homem mais sábio de Atenas, mas como pode ser considerado um homem sábio se ele [afirmava] 'nada sabia' realmente?
Mas, na filosofia acredito que ninguém nada sabe, pois filosofar é questionar e se você questiona é por que você criou uma nova hipóteses ... e busca pensar o que você criou. Então, devemos ver que Sócrates se baseava no seu 'conhecimento' na sua busca pela verdade. [...]
A filosofia, na atualidade, deveria abrir espaço para questionamento e pensamento pessoal [...] seu modo de pensar e ver o mundo..."
Embora o texto não aprofunde muito a relação das perspectivas da Filosofia vista desde os pré-socráticos, a posição de Daniel é permitir que a Filosofia continue a cumprir o seu papel no espaço escolar, ou seja, criar perguntar para, assim, buscar resposta para um mundo melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário