O mês de março foi intenso! Desde que o ano letivo iniciou, a investigação sobre os assuntos filosóficos não pararam.
Dia 8 do mesmo mês foi lembrado o Dia Internacional da Mulher e não foi passado em branco as filósofas. Porém, a ênfase dos conteúdos foram os pré-socráticos, filósofos da natureza.
Como o dia 22 de março é considerado o Dia Mundial da Água, as terceiras séries do ensino médio, da EE. Orestes Ferreira de Toledo, situada no município de Palmeira D´Oeste-SP, tiveram o desafio de apresentar uma maquete junto com as teorias dos pré-socráticos, estudadas no Caderno do aluno, volume 1, 3a. série do ensino médio; concomitantemente aprofundado com o livro didático de Silvio Gallo, intitulado Filosofia. Experiências do pensamento, da Editora Scipione.
As experiências do pensamento começaram, segundo a tradição filosófica, com o filósofo grego Tales de Mileto, VII a.C. que afirmou ser a água o elemento primordial da natureza.
representando a água como a fonte da vida . Março 2016. |
Alunas da 3 série A, apresentando a teoria de Tales de Mileto e sua maquete |
Os discípulos Anaximandro e depois Anaxímenes, da escola jônica, na Grécia Antiga, contestaram a tese de Tales de Mileto, investigando melhor a natureza e buscando explicar o arché que fundamenta a origem da vida. Embora não existisse tecnologia moderna, as observações feitas eram calculadas com muita seriedade.
Grupo de alunos apresentando a tese de Anaximandro e a maquete sobre o Ápeiron. Março 2016. |
Alunas da 3 série C apresentando tese de Heráclito. Março 2016. |
Considerando as poucas condições da época grega, os jovens perceberam o quanto foi importante os primeiros filósofos da natureza, também matemáticos, pois os seus estudos depois continuaram por séculos e séculos, desvendando, assim, muitos mitos que até hoje existem, de um modo racional.
Alunas da 3a.C apresentando a teoria pluralista de Empódecles, demonstrada em maquete. Março 2016. |
Ana Paula e Geisiane, 3 C, apresentando a tese atomista, de Leucipo e Demócrito. Março 2016 |
O seminário demonstrou que toda experiência filosófica passou pela observação da realidade e pela argumentação, ainda que sofrendo preconceitos por parte daqueles que comandavam em sua época. Heráclito que disse "tudo flui", o devir da experiência está por vir em cada disciplina que abrange o currículo.
Enquanto Leucipo e Demócrito fundaram a escola atomistas com sua tese que as partículas invisíveis consistia a origem do universo, Empédocles defendeu que o Cosmos não era feita apenas de uma única substância, mas de quatro: água, ar, fogo e terra, demonstrando, portanto, que a natureza é muito mais do que parece ser. Daí, Parmênides, Pitágoras e tantos outros desse período tornarem-se clássicos e revisitados pelos filósofos modernos.
Exposição dos trabalhos e maquetes intitulada Filosofia e natureza. março 2016. |
Sabemos que a natureza é a nossa casa (ecos) e a ordem do universo (cosmos) depende de nossa colaboração, nossa consciência para manter o que se tem, preservar toda espécie de ser vivo, ser mineral e, também os vegetais, pois eles são o nosso alimento, nossas riquezas em minerais. Preservemos o mundo!
Parabéns a todos os grupos pela apresentação. As maquetes e os cartazes ficaram em exposição na entrada da escola para também ser apreciada pelos pais e visitantes.
Um comentário:
Professora, por favor, poderia enviar para o email serradourada2010@hotmail.com as medidas, o material usado, como prender o espelho da caixa de levitação. Sou professor de filosofia em santa catarina e a filosofia não é dado importância na região. Com isso, eu vou gastar dinheiro próprio contudo vou tentar mostrar a sua importância para buscar a verdade.
Agradeço
José Roberto
49 88913757
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