terça-feira, 7 de outubro de 2014

Filosofia da Ciência em ação

     O terceiro bimestre do ano letivo de 2014  começou com uma reflexão sobre a morte, para a terceira série do ensino médio, tendo o filósofo Montaigne como uma das referências para tal assunto. Paralelo a essa questão, um relatório sobre a mortalidade no Brasil, foi, também, uma das leituras abordadas, conforme o volume 2 do Caderno do aluno do projeto "São Paulo faz a escola"
     Mas, por que começar o bimestre falando sobre a morte? Já não basta o que ouvimos na mídia?
     Pois é. A morte é um dos temas filosóficos mais intrigantes que há.
 
Estátua de Gandhi, na Praça do
Passeio, no Rio de Janeiro. Julho/2014
 
     Metafisicamente falando, "a morte é a liberdade para a alma", disse Montaigne influenciado pelo filósofo  Cícero que afirmara "filosofar é preparar-se para a morte". Verdade. Essa é a única certeza que temos nesta Terra, por isso, devemos viver bem já que o espírito é imortal.
 
     Mas, e a Ciência? Como trata o assunto? A partir das várias mortes ocorridas no Brasil e descritas no relatório científico é que foi possível buscar as causas das mesmas. Como ela faz?
 
     A partir daí, foi possível fazer uma análise entre os discursos filosófico e científico e cada grupo de alunos escolher uma Ciência para apresentar em seminário desta vez, em forma de revista.
     
     A revista "Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver" teve vários exemplares produzidos pelos alunos, que tiveram que seguir um pequeno roteiro como: capa/manchete, contracapa, editorial, sumário, artigos de opinião com pesquisas feitas sobre o assunto, propagandas, entretenimento, informações de interesses, visando o público juvenil que está se preparando para o mercado de trabalho.
 
Grupo de alunos da 3a. série B da EE Orestes Ferreira de Toledo
apresentando as revistas "Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver"
junto com a coordenadora Maria Rosila. Agosto/2014.
 
        Os grupos de alunos, após escolherem a Ciência desejada teve como desafio montar um vídeo de um minuto, associando tal Ciência com o serviço prestado à sociedade, procurando, assim, demonstrar o domínio das várias linguagens. Uma das competências desenvolvidas na disciplina de Filosofia de modo interdisciplinar.
 
Alunos da 3A da EE. Orestes Ferreira de Toledo
apresentando sobre a Ciência Astronomia.

                 
                      Aluna da 3A apresentando a área do
                    Direito em vídeo. Setembro 2014.
     
Alunos da 3B da EE. Orestes F. de Toledo apresentando a Ciência Biologia.







 
    
 
 
 
   
 
 
 
 
 
             
                 A área do Direito foi apresentada pelas
        alunas da 3B EE Orestes Ferreira de Toledo.



 
 
     Além dessas Ciências, outros grupos apresentaram sobre Agronomia, Arquitetura, Física, Química, Pedagogia,  etc, mas não foi registrado. Os grupos montaram maquetes dos instrumentos utilizados pelos profissionais das Ciências apresentadas que serão expostas na Feira de Ciência e da diversidade cultural, nos dias 7 e 8 de outubro, na mesma Unidade Escolar.
 
     Parabéns a todos os grupos pelas exemplares da revista e pelos vídeos produzidos. Foram além da expectativa. Que a comunidade toda possa prestigiar seus trabalhos.

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...