quinta-feira, 21 de abril de 2011

O preconceito e a Filosofia

     "Por ser filósofo um questionador da verdade, ocupado com seus pensamentos e teorias, lhe fora criado uma imagem preconceituosa, por pessoas que não compreendem a verdade e desenvolvem um conceito desprovido de fundamentos.
     Através da comédia, a sociedade começa a criticar os filósofos. A respeito de Sócrates construiu-se a imagem de alguém que anda nas nuvens, preocupando com assuntos alheios ao cotidiano das pessoas.
     Enquanto, na verdade, a Filosofia busca compreender a essência da vida, através de suas reflexões que são constantemente aperfeiçoados e cada vez mais, se aproximam da verdade, alem de contribuir para o desenvolvimento do homem.
    Como nos coloca Gustavo Ioschpe [em seu artigo "Errar é humanas], poderíamos ser ignorantes de todas [as] teorias filosóficas que nos foram apresentadas até agora se pudessemos tomar nossas próprias conclusões." (Texto elaborado por Leandro J. Rodrigues, 3ª. EM, EE. Oscar Antônio da Costa, conforme enunciado do exercício da página 18 do Caderno do aluno- 3ª série-Volume 1, 2011).
Leandro (sentado na primeira carteira, de costa, à direita,
 na classe da 3ª série EM da EE Oscar Antônio da Costa) 

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...