sábado, 23 de abril de 2011

A Filosofia aos olhos da sociedade


     "O preconceito, desde os primórdios da humanidade, sempre se fez presente entre os homens. É fruto da intolerância aplicada àqueles que se empenham em dar opiniões distintas das que são consideradas padrão ou que diferem das demais por outros motivos.
     Podemos citar como exemplo o ocorrido com Sócrates, um importante representante da filosofia grega antiga, que foi condenado à morte por defender ideias tidas como desnecessárias e absurdas para a sociedade da época.
     Além disso, não podemos considerar o que ocorreu com Sócrates, um caso isolado, uma vez que, a filosofia e seus seguidores ainda são alvos de preconceitos, pois existem aqueles que a criticam por considerá-la tão complexa a ponto de ser banal. 
     Essa visão distorcida que a sociedade ainda tem da filosofia deve ser mudada, pois é através de suas indagações que se chegam às respostas para os mais variados temas da humanidade. Essa mudança de ponto de vista pode ser alcançada por meio do estímulo a leitura e interpretação de textos, pondo um fim à ignorância."  
(Texto elaborado por Jaine Carla Leme, aluna da 3ª série do EM da EE Dr. Euphly Jalles, após situação de aprendizagem sobre O preconceito em relação à Filosofia, do Caderno do aluno, pag. 18).

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...