sábado, 1 de dezembro de 2012

AIDS e Sexualidade

     Dia primeiro de dezembro, dia de combate a AIDS.
     Mas, como combater esse vírus sem falar em sexualidade?
     A mídia, as escolas, as Secretarias da saúde dos municípios estão constantemente alertando para o risco que corremos em relação ao vírus da AIDS.   Como saber se tem o vírus ou não? É só ir ao médico de sua confiança e pedir o exame ELISA. É, o nome é esse mesmo. Com esse exame pode-se saber se está ou não com o vírus. Às vezes, a pessoa não está aidética, mas tem o vírus instalado em seu organismo. E, é aí que mora o perigo. Essa pessoa é portadora, passa para outras sem saber.
     Desde a década de 1980 que o Brasil passou a fazer parte das estatísticas internacionais de casos de morte por infecção causada pelo vírus da AIDS.
  
Revista Filosofia em ação elaboradas pelos alunos do ensino
médio das escolas Dr. Euplhy Jalles, Orestes F. de Toledo e
 Oscar Antônio da Costa, da Diretoria de Ensino de Jales-SP
     Como se descobriu que o contágio não é só por relação sexual, como se falava no início da campanha, mas também por transfusão de sangue, de hepatite B, contato com pessoas que manuseiam ferimentos, partos, enfim, a prevenção passou a ser a melhor forma de cuidar da sua saúde, embora, a medicina tenha desenvolvido um coquetel de remédios para os pacientes.
     Há muitas outras doenças sexualmente transmissíveis que também são transmitidas sem que a outra pessoa saiba (sífilis, gonorréia, candíase e outras). Para isso, é necessário cada um ter consciência dos cuidados que se deve ter com o corpo todo. Sexualidade é coisa séria. Não se brinca com a natureza. Procure se informar com os pais, professores, médicos especialistas do seu posto de saúde como cuidar do seu corpo.
     Alguns grupos de alunos do ensino médio das escolas da Diretoria de Ensino de Jales, como EE. Dr. Euplhy Jalles, EE. Orestes Ferreira de Toledo, em Palmeira d´Oeste e a EE. Oscar Antônio da Costa, em São Francisco, pesquisaram, fizeram entrevistas, elaboraram a revista Filosofia em Ação sobre o assunto com várias informações importantes para a comunidade. Essas revistas ficarão na sala de leitura/biblioteca da escola para serem lidos por todos que tiverem vontade.
     Então, cuide de sua saúde, de sua sexualidade, pois ela deve ser integral, tanto física quanto psicológica, biológica, espiritual. Seu corpo agradece. Previna-se contra as doenças.
     Dia 07 de dezembro haverá apresentação de teatro e exposições sobre o assunto na EE. Oscar Antônio da Costa, em São Francisco. Outras escolas também estão realizando o dia Prevenção também se ensina. Participe e divulgue o saber, que nunca é demais.
      Saúde a todos.
    

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...