quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Filósofo Mário Cortella na Unifev em homenagem aos educadores

Filósofo Mário S. Cortella
     Antecipando a homenagem aos professores, a Unifev, situada no município de Votuporanga-SP, realizou o IV Encontro de Educação, no dia dez de setembro do corrente ano, e proporcionou uma palestra com o filófoso Prof. Dr. Mário Sérgio Cortella, que há trinta e sete anos é docente na PUC de São Paulo.

     O filósofo Cortella apresentou em sua palestra, de modo bem descontraído, uma homenagem à centenas de docentes que vieram de vários municípios da região noroeste paulista, tendo presente as professoras coordenadoras  da Diretoria de Ensino de Jales, bem como, a coordenadora da EE. Oscar Antonio da Costa, juntamente com alguns professores como profa. Rafaelle, de português e profa. Terezinha, de Filosofia e Sociologia.
    

Ao centro coordenadora Simara
com as professoras Terezinha e
Rafaelle, na Unifev, 2013.
Plateia de docentes na Unifev
setembro 2013

  
    
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
    Em sua fala, abordou a importância do educador e de sua prática pedagógica no cotidiano escolar; distinguiu o "antigo" do velho", pois aquilo que é antigo tem algo de verdade que permanece ao longo dos tempos, porém, o que é velho é obsoleto, ultrapassado, sendo necessário ser substituído, refletindo, assim, algumas práticas pedagógicas contemporâneas que devem levar em consideração as novas tecnologia entre outros fatores.
    
  
PCOP Sandra, Prof. Terezinha e diretora
do Núcleo Pedagógico, Paula -
Diretoria de Ensino de Jales, set2013.










 
 
     Na palestra do filósofo, que  teve duração de uma hora e meia, aproximadamente, após um delicioso coffeebreakfast, também foi refletido sobre a importância de rever atitudes, e, não esperar resultados novos fazendo sempre as mesmas coisas.

     Mário Cortella lembrou com ênfase o saudoso pernambucano Paulo Freire, (que foi seu orientador no doutorado) patrono da Educação Brasileira, com maior título recebido até hoje, no Brasil. Destacou-lhe a virtude da humildade e seu caráter como educador, mesmo tendo sido formado em Direito e ter sido exilado no tempo da ditadura militar. Sua pedagogia até hoje é uma referência mundial.
 
 
Filósofo Mário Cortella autografando
um de seus livros pós palestra, na Unifev.
 Set/2013.
    Além de todos os participantes terem recebido uma lembrança antecipada pelo dia do professor, também, tiveram a oportunidadede comprar livros e autografá-los com o autor, após a palestra.
     O fato do Prof. Dr. Mário Sérgio Cortella estar presente na região noroeste paulista demonstrou o quanto é significativo pensar bem para bem viver, como este blog deseja continuar refletindo entre todos que o visitam e, que a Filosofia está ao alcance de todos.
 
 
   
 

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...