domingo, 10 de novembro de 2013

Bioética e direitos

Aluno Marcelo e colega, 2A EM, EE Oscar
Antônio da Costa, apresentando trabalho
sobre Direito Penal. Out/2013.

  O quarto bimestre deste ano letivo teve como reflexão filosófica, na segundas séries do Ensino Médio, o tema Bioética e a influência da técnica e da tecnologia, como uma preocupação no mundo contemporâneo.
    

    
Alunos do 2A EM, da EE Oscar A. da Costa
do grupo Bioética em seminário. Out.2013.


A vida humana tem sofrido com a irreflexão da indústria cultural, que tem o mercado como principal alvo para obter seu objetivo, utilizando a Ciência para suas metas lucrativas. Por isso, o Direito Penal, bem como a Declaração do genoma, tem elaborado regras para atenuar atitudes que ameaçam vidas inocentes, como estudadas no Caderno do aluno, Vl. 4, de Filosofia.
 
Neste sentido, é importante todo indivíduo estar alerta para esse fenômeno contemporâneo, conforme  os filósofos frankfurtinianos analisaram, pois a "Razão instrumental", tem buscado apresentar aos cidadãos fórmulas mágicas para alcançar a felicidade, "coisificando o espírito" em troca de um corpo perfeito, ou, uma vida sem dor, às custas de produtos comercializados, muitas vezes, sem critérios.



 
Grupo de alunos 2A, apresentando trabalho 
na EE. Oscar A. da Costa. Out/ 2013.
     Assim, o seminário iluminou, mais uma vez, que indivíduos pensantes, não se deixam levar pela indústria cultural, que procura "bombardeiar" nossas mentes com tantos desejos, que nem sempre são necessários à nossa existência. Por isso, conheça seus direitos e fique atento à ideologia que quer que sintamos e nos comportemos como "peças" ambulantes.

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...