domingo, 11 de maio de 2014

Ética e conduta cidadã

Alunas do 2A apresentando trabalho
na EE Orestes Ferreira de Toledo. Ab/2014. 
     Após estudar o tema sobre ética e ter sido enriquecido com a palestra, os estudantes das segundas séries do ensino médio, da EE. Orestes Ferreira de Toledo, em Palmeira d´Oeste, estudaram, confeccionaram cartazes e apresentaram os vários documentos que regem nossa conduta ética, em forma de seminário.
 
 
 
 
 
    Para que o exercício à cidadania brasileira seja vista como algo natural e sério, e, também, atendar o objetivo do curso, que é preparar o jovem para uma formação ética, cada classe foi dividida em pequenos para pesquisar uma lei e relacionar com os imperativos categóricos.



                                 
                         Apresentação de trabalho de grupo do 2A sobre a
           Constituição Federal brasileira, em seminário. Abril/2014.

  
     Cada grupo, explicou o histórico do documento ou da lei, citando o número e o ano em que entrou em vigor, total de artigos, destacando o objetivo e mais alguns como exemplos, além da observância que o cidadão deve ter para com as leis, pois elas têm como finalidade garantir a boa convivência em sociedade.
    




Alunas do 2C da EE. Orestes Ferreira de Toledo,
apresentando o Código do Consumidor. Ab/2014.
Assim, os grupos, em forma de seminário, apresentaram a Declaração universal dos direitos humanos, a Constituição da República Federativa do Brasil (1988), o Código Civil (2003), o Estatuto da criança e do adolescente (1990), o Estatuto do Idoso (2003), Código de Defesa do consumidor, Código das Leis de trânsito, Lei Maria da Penha, entre outros.



Alunos do 2C explicando a Lei Maria
da Penha. Abril/2014.
Grupo de alunos 2C que apresentou
a Lei que rege o trânsito. Ab/2014.




 
Alunos do 2C da EE. Orestes Ferreira de Toledo apresentando
o Estatuto da criança e do adolescente. Abril/2014.

     Todos os grupos estão de parabéns, porque após explicação, também, apresentaram uma conclusão, isto é, fizeram uma relação do documento com a conduta dos indivíduos, nos dias atuais. Anotaram a referência bibliográfica, além de serem analisados a coerência das ilustrações com o tema apresentado.
     Aqueles grupos que não apresentaram no dia combinado tiveram um prazo para entregar, como recuperação contínua, mas só que individualmente. Contudo, todos anotaram no caderno o roteiro proposto para ninguém sair do curso sem conhecer o mínimo necessário das leis brasileiras. 



Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...