domingo, 11 de maio de 2014

Obra filosófica e as competências

Primeiro livro filosófico lido pelas
alunas do 1A neste segundo bimestre/2014.
     Geralmente, os adolescentes gostam de ler livros da literatura infanto-juvenil, porque são incentivados pelos professores, principalmente da disciplina de Língua Portuguesa. Contudo, a competência leitora e escrita deve ser desenvolvida por todas as disciplinas. Logo, o desafio das classes das primeiras séries do ensino médio, no segundo bimestre, foi ler um livro filosófico, relacionando com o tema estudado em sala de aula, metafísica.



Alunas do 1A EE. Orestes Ferreira de Toledo,
apresentando O Banquete, de Platão. Abril 2014.
     Após os exercícios feitos sobre as causalidades de um ser e entender que o filósofo é aquele que busca investigar o porquê das coisas, ou seja, investigar um determinado assunto que faz parte da experiência humana e depois cria conceitos que expliquem melhor aquele problema, cada grupo foi desafiado a ler uma pequena obra.

Alunas do 1C (tímidas) apresentam resumo
de livro lido. Abril/2014.
     De modo resumido, os grupos apresentaram a obra filosófica lida seguindo um pequeno roteiro para não se perderem, a saber: título da obra, objetivo do trabalho, autor-filósofo, destacar o problema abordado pelo filósofo e quais conceitos criados, quais definições dadas por ele; relacionar o tema abordado com os dias atuais, não esquecer de anotar referência bibliográfica.

Aluno do 1C apresentando uma das obras
de Schopenhauer. Abril/2014.
 

     Cada classe foi dividida em grupos de três a quatro alunos que tiveram um mês de prazo para ler a obra que estava na sala de leitura da escola e confeccionar um cartaz com ilustração, para apresentar no final do mês de abril. Após apresentação, o grupo foi avaliado pela habilidade da expressão oral, bem como pela escrita e estética do cartaz, desenvolvendo assim a competência leitora e escrita, como foi dito no início.
 
 
 
     Parabéns aos alunos pelo compromisso com a tarefa de desenvolver suas habilidades. Sabemos que tudo é um exercício que deve ser aprimorado no processo do ensino e aprendizagem. Portanto, ao final do seminário, a classe enriqueceu seu conhecimento sobre temas metafísicos como o amor, a morte, o sofrimento do mundo, a angústia humana entre outros. Cada obra lida e anotada, fica como um incentivo para ler mais.
 

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...