sábado, 3 de maio de 2014

Reflexão filosófica e o pensar

Desenho elaborado pela aluna Ana Núbia, 3B
do EM da  EE Orestes Ferreira de Toledo. 2014.
    
    
   
      Os estudantes dos terceiros anos do ensino médio da EE. Orestes Ferreira de Toledo, após estudo da situação de aprendizagem 2: "Filosofia como atividade reflexiva e sua importância para o exercício da cidadania" procuraram analisar o pensamento de Antônio Gramsci "Todos os homens são filósofos", entendendo que o preconceito anteriormente existente não é mais cabível, pois a Filosofia está presente na linguagem, na cultura, bem como na religião. Para isso, fizeram um exercício de identificar frases do "senso comum" e pensá-las como "bom senso" para melhor compreender o que é reflexão.

 

      A reflexão filosófica deve "ser rigorosa, radical e de conjunto", conforme Saviani, e por isso, acompanhada de análise, contextualização e problematização. A partir disso, a obra de arte O Pensador, de Auguste Rodin (1902) presente na página trinta e três, do Caderno do aluno, volume 1, da 3a. série, da disciplina de Filosofia, provocou um outro exercício para os jovens: cada aluno escreveu uma pergunta sobre algo que o estaria incomodando diante da vida no mundo, da sociedade, em sua comunidade. Essas perguntas seriam colocadas em volta de um "Pensador" atualizado por um dos alunos da classe que fosse desenhista.
   
Cartaz confeccionado pela aluna Bruna S. Sugiyama, 3A EM.
EE. Orestes F. de Toledo. Abril 2014.

      O resultado, de duas classes, foi pregado no mural do pátio da escola, socializando, assim, as questões levantadas sobre: aborto, preconceito, violência, corrupção, vida após a morte, papel da Filosofia e Ciência hoje dentre outras.
    
      Parabéns às classes que participaram, demonstrando, assim, que todos nós somos capazes de filosofar, ou seja, questionar e buscar investigar o porquê dos problemas que a humanidade está enfrentando até hoje.
 

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...