Uma escola democrática se faz com a participação dos estudantes por meio do grêmio escolar, que é eleito pela maioria que elege numa determinada chapa após campanha feita. Durante esta campanha apresentam-se propostas de interesses comuns.
Eleição para o grêmio estudantil da EE. Orestes Ferreira de Toledo 2015 |
O Grêmio é um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos, em que o estudante expõe seus interesses, permite que discute seus problemas e cria possibilidades para novas organizações e eventos na comunidade escolar.
Em meados do primeiro semestre, os alunos da escola EE. Orestes Ferreira de Toledo, mais uma vez, escolheram os membros para definir seus representantes junto à equipe gestora.
Diretora Helena, AOE Robson acompanhando observando alunos votando no grêmio estudantil da EE. Orestes Ferreira de Toledo 2015. |
O Grêmio estudantil é lei federal de nº 7.398 de 4 de novembro de 1985, desde a redemocratização do Brasil, que dispõe sobre a organização dos estudantes como entidade autônoma com finalidades educacionais, culturais, cívicas esportivas e sociais. Por isso, todos devem respeitá-la, inclusive diretores das escolas.
Urna eletrônica utilizada para votação do grêmio estudantil da EE. Orestes F. de Toledo. 2015 |
O Estatuto da Criança e do adolescente, Lei nº 8.069 de 14 de julho de 1990, artigo 53º, inciso IV, e a Lei e diretrizes e base da educação nacional de nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, garantem o direito dos estudantes de se organizarem e participarem de entidades estudantis, cabendo à direção da escola criar condições para que os adolescentes e jovens se organizem e possam ter representantes por classe e série.
Assim, desejamos a todos os eleitos uma excelente gestão junto a toda comunidade escolar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário