terça-feira, 1 de setembro de 2015

Há cinquenta anos

   O projeto "Minha escola, nossa gente" apresenta os cinquenta anos da EE. Orestes Ferreira de Toledo por meio de pesquisa feita no "arquivo morto", demonstrando, assim, que a Unidade escolar está viva!

O agrimensor, Sr.
Orestes Ferreira de Toledo, em
uma foto de 1943 é o patrono da
escola.

 
 
A foto ao lado, de 1943 é uma das "relíquias" históricas que mostra o agrimensor Sr. Orestes Ferreira de Toledo, do lado direito, que estando em Palmeira d´Oeste, região noroeste paulista, tornou-se o patrono da Unidade escolar, cujo nome tem destaque há cinquenta anos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
     Com o crescimento do município Palmeira d´Oeste, a população ganhou, em 12 de abril de 1965, o Grupo Escolar ou Ginásio Estadual, como era chamada a escola em tempos de ditadura militar no Brasil. Documentos, atas com assinaturas do primeiro diretor, caderno com registro dos professores, atas de Conselho de Escola, Associação de pais e mestres, livros de matrículas comprovam um "passado-presente".
 
 
Caderno de 50 anos atrás
arquivo da EE Orestes F. Toledo
 
       
Caderno com assinatura  retirada
 do arquivo da EE Orestes F. Toledo.
 


Caderno de registro de professores
do arquivo da EE Orestes F.  Toledo

             

Planta da EE Orestes F. de Toledo




     Além dos documentos que registram a história cinquentenária da Unidade escolar, também registramos o serviço odontológico que é prestado pelo município diretamente para os alunos. A dentista Célia e sua atendente estão sempre orientando a higiene bucal dos estudantes.

                   
                          Dentista Célia em frente do gabinete
                         dentário da EE. Orestes F. de Toledo
 

Dentista Célia em tratamento dentário
EE Orestes Ferreira de Toledo. 2015














      Cinquenta anos tem muita história para contar, muita gente para se rever... por isso, aqui postamos algumas fotos de ex-alunos, que já são adultos, pais, tios, avós de muito estudantes que sentam nas mesmas salas de aulas de anos atrás dessa instituição que tem como finalidade preparar cidadãos conscientes de seus deveres, garantindo-lhes o direito de aprender.

Fotos de ex-alunos da EE. Orestes Ferreira
de Toledo (a)

Fotos de ex-alunos da EE Orestes Ferreira
de Toledo (b)






Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...