Novembro, mês de muitas celebrações e desafios reflexivos para a Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver.
Depois do ENEM, em que vários estudantes estão na expectativa do resultado, o desafio deste mês foi, principalmente para os alunos da terceira série do Ensino Médio, as avaliações do SARESP. Por isso, encerrar os conteúdos previstos para preparar melhor o desempenho no exame oficial do estado de São Paulo fez parte do calendário deste mês.
Dentre os assuntos abordados, o tema "felicidade" foi o centro das reflexões. A busca pelo bem estar individual e pelo bem comum geram o prazer de todos, ter uma vida digna.
Neste sentido, o Dia Mundial da Filosofia (19/11) e o Dia Nacional da Consciência Negra ou dia do Zumbi (20/11), também foram motivos de comemorações com pesquisas, campanhas de transformação social e palestras de conscientização de combate a preconceitos, bullying, violência verbal.
Além disso, a comemoração dos cinquenta anos da EE. Orestes Ferreira de Toledo teve uma cerimônia para o lançamento de um pequeno livro que registrou alguns aspectos deste patrimônio, como: o histórico, o político, o geográfico, o social, o econômico, o pedagógico e o cultural.
Além disso, a comemoração dos cinquenta anos da EE. Orestes Ferreira de Toledo teve uma cerimônia para o lançamento de um pequeno livro que registrou alguns aspectos deste patrimônio, como: o histórico, o político, o geográfico, o social, o econômico, o pedagógico e o cultural.
Alunos colaboradores e Prof. Terezinha simbolicamente autografando o livro Cinquenta anos Orestes Ferreira de Toledo Novembro 2015 |
Sra. Silvia M. M. Dottore, ex-diretora (1979-1989), recebendo o pequeno livro Cinquenta anos EE. Orestes Ferreira de Toledo. Nov/2015. |
Atual diretor Arnaldo Baldívia e vice, Edivaldo Manttuy. Nov/2015. |
Primeiro presidente do Grêmio Estudantil, Sr. Salvador L. Zanelati, em cerimônia do cinquentenário da EE. Orestes F. de Toledo. Nov/2015. |
O primeiro presidente do Grêmio Estudantil, Sr. Salvador Luiz Zanelati, representou os ex-alunos da Unidade escolar, participando da cerimônia, de modo saudoso, com um depoimento sobre seus tempos escolares.
Alguns professores e funcionários, que também foram ex-alunos, deram seus depoimentos e saudaram-se uns aos outros, registrando, assim, a memória de tão importante patrimônio público que tem feito história na região, no estado, no país e, até, no exterior, pois alguns aluno(a)s que terminaram o ensino médio e passaram para universidades públicas ganharam bolsa de estudos para outros países, valorizando e exercitando a consciência cidadã.
Ex-alunos e atuais professores da EE Orestes F. Toledo. Jun/2015. |
Alunos, ex-alunos, ex-diretora, coordenador e professores no lançamento do livro Cinquenta anos da EE Orestes F. de Toledo, no projeto Minha escola, nossa gente. Nov/2015. |
A todos os ex-alunos, alunos, funcionários, professores e gestores, parabéns!