domingo, 8 de novembro de 2015

Simpósio Internacional de Educação e Filosofia 2015

Prof. Ms. Terezinha em
VI SIEF, Unesp de Presidente
Prudente. Setembro 2015.
    
    Embora já tenha passado algumas semanas, não deixaria de compartilhar o evento ocorrido na Unesp de Presidente Prudente/SP, entre os dias 8 a 11 de setembro, que realizou o VI Simpósio Internacional de Educação e Filosofia (VI SIEF). O tema deste foi "A experiência do Pensar em Educação: identidade ou diferença", promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Filosofia (GEPEF) da Unesp de Marília/SP.

 

A preocupação do VI SIEF foi refletir sobre:
"Moral da identidade ou ética da diferença?", que abordou o ser autista;
"O lugar da experiência [filosófica] na formação de professores"; 
"O que significa aprender em Filosofia?";
"Ciladas da diferença e a da identidade na educação",
     " O pathos na educação: do passional ao patológico";
     "Biopolítica, ética e diferença na educação"

     Em todas as mesas participaram filósofos brasileiros e estrangeiros como: Prof. Dr. Fernando Bárcena Orbe, da Espanha; Prof. Dr. Carlos Skliar e Prof. Dr. Edgardo Castro, da Argentina; Prof. Dr. José Antônio Zamora Zaragoza, da Espanha; Prof. Dr. Alexandre F. de Carvalho, da UNIFESP, Prof. Dr. Alexandre Fernandez Vaz, UFSC; Prof. Dr. Maximiliano Valério Lopéz, UFJF, Prof. Dr. Rodrigo Barbosa Lopes e Prof. Dr. Divino José da Silva, UNESP de Presidente Prudente, Prof. Dr. Silvio Gallo, UNICAMP, Prof. Dr. Patrícia Velasco UFABC, Prof. Dr. Alexandre Simão de Freitas, UFPE; Prof. Dr. Susana de Castro, UFRJ; Prof. Dr. Alonso Bezerra de Carvalho, UNESP, Assis/SP; Prof. Dr. Rodrigo Pelloso Gelamo, Prof. Dr. Pedro Ângelo Pagni, Prof. Dr. Sinésio Ferraz de Bueno, da UNESP de Marília/SP;
        
Abertura do VI SIEF na Unesp de
Presidente Prudente, os filósofos
   Prof. Dr. Rodrigo Lopes, Prof. Dr. Divino
Prof. Dr. Pedro Pagni. Set 2015.


Filósofa Profa. Dra. Patrícia Velasco, da
UFABC. Setembro 2015.













                   
                 Apresentação dos filósofos Prof. Dr.
                      Alexandre Freitas UFPE, Prof. Dr. Alonso
                          Bezerra de Carvalho e filósofa Prof. Dra.
                 Susana de Castro, UFRJ. Set, 2015.



Prof. Dr. Silvio Gallo,
UNICAMP, Setembro 2015.

     Além das apresentações das Mesas, durante o Simpósio houve no período da tarde as sessões de comunicação, em que foram abordadas várias temáticas envolvendo reflexões mais recentes relativas ao aprender a filosofar ou a experiência do Pensar na Educação, como diz o tema do evento, tais como: "A alteridade: o lugar do Outro na Educação"; "Experiência estética e corpo social na formação de atores", "O Pibid como experiência de formação na licenciatura de Filosofia: reflexões e experiências", "Fragmentos de uma cilada do sujeito: o pobre como outro na Educação"; "De um 'estudar Filosofia' para um 'vivenciar a Filosofia': reflexões com e a partir de Nietzsche"; "Experiências da Filosofia da práxis no Ensino Médio"; "Rekhet ou filosofia: estética e legado africano ao mundo diaspórico", "Jogos discursivos entre a Filosofia e o filosofar no ensino de Filosofia" e muitos outras temáticas apresentadas em todas as tardes.
 
      A experiência de estar e acompanhar as reflexões filosóficas não só teve o lado de ouvir e refletir, mas também os momentos prazerosos dos encontros entre as palestras, criando e/ou reforçando laços de amizade e profissionalismo.
  
     O gratificante nesse Simpósio foi, também, encontrar ex-aluno da E.E. Itael Matos, de Santa Fé do Sul, que fez a graduação em Filosofia, na UNESP de Marília/SP e hoje, ser professor e doutorando na área, lecionando e participando em uma das sessões de comunicação, Tiago Brentam.

 






                               
Intervalo para o cafezinho, entre uma
sessão e outro do SIEF. Set. 2015.


                        
                                     Filófoso Prof. Ms. Tiago Brentam
                                        Perencini, ex-aluno da EE. Itael
                                     de Matos, doutorando em Filosofia
                                        pelaUnesp de Marília/SP. Set 2015.
                                               
 


Almoço filosófico em Presidente Prudente
Setembro 2015.

Acadêmicos tocando nos momentos de
intervalos do SIEF, Unesp Presidente
Prudente. Setembro 2015.
 

   A Filosofia da cultura africana também se fez presente ao longo do Simpósio Internacional, buscando, assim, refletir mais uma lacuna em nossa educação brasileira.
     A decoração, os artesanatos e a apresentação sobre o tema despertou o espírito crítico em relação a mentalidade, ainda, arraigada, que a Filosofia é só a Ocidental. Atualmente, conhecer a Filosofia dos nossos antepassados faz parte do objeto de estudo, da experiência do Pensar a identidade e a diferença, como propôs a temática do evento.
 
Ivonete Alves e Prof. Dr. Vandeí
e o artesanato feito pela comunidade
quilombola Mocambo Nzinga de
Presidente Prudente/SP

Ivonete Alves e Mestrando Marcilei  com
os livros Cosmovisão Africana, do filósofo
Renato Nogueira. Setembro 2015.
 

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...