Embora já tenha passado algumas semanas, não deixaria de compartilhar o evento ocorrido na Unesp de Presidente Prudente/SP, entre os dias 8 a 11 de setembro, que realizou o VI Simpósio Internacional de Educação e Filosofia (VI SIEF). O tema deste foi "A experiência do Pensar em Educação: identidade ou diferença", promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Filosofia (GEPEF) da Unesp de Marília/SP.
A preocupação do VI SIEF foi refletir sobre:
"Moral da identidade ou ética da diferença?", que abordou o ser autista;
"O lugar da experiência [filosófica] na formação de professores";
"O que significa aprender em Filosofia?";
"Ciladas da diferença e a da identidade na educação",
" O pathos na educação: do passional ao patológico";
"Biopolítica, ética e diferença na educação"
Em todas as mesas participaram filósofos brasileiros e estrangeiros como: Prof. Dr. Fernando Bárcena Orbe, da Espanha; Prof. Dr. Carlos Skliar e Prof. Dr. Edgardo Castro, da Argentina; Prof. Dr. José Antônio Zamora Zaragoza, da Espanha; Prof. Dr. Alexandre F. de Carvalho, da UNIFESP, Prof. Dr. Alexandre Fernandez Vaz, UFSC; Prof. Dr. Maximiliano Valério Lopéz, UFJF, Prof. Dr. Rodrigo Barbosa Lopes e Prof. Dr. Divino José da Silva, UNESP de Presidente Prudente, Prof. Dr. Silvio Gallo, UNICAMP, Prof. Dr. Patrícia Velasco UFABC, Prof. Dr. Alexandre Simão de Freitas, UFPE; Prof. Dr. Susana de Castro, UFRJ; Prof. Dr. Alonso Bezerra de Carvalho, UNESP, Assis/SP; Prof. Dr. Rodrigo Pelloso Gelamo, Prof. Dr. Pedro Ângelo Pagni, Prof. Dr. Sinésio Ferraz de Bueno, da UNESP de Marília/SP;
Abertura do VI SIEF na Unesp de Presidente Prudente, os filósofos Prof. Dr. Rodrigo Lopes, Prof. Dr. Divino Prof. Dr. Pedro Pagni. Set 2015. |
Filósofa Profa. Dra. Patrícia Velasco, da UFABC. Setembro 2015. |
Apresentação dos filósofos Prof. Dr. Alexandre Freitas UFPE, Prof. Dr. Alonso Bezerra de Carvalho e filósofa Prof. Dra. Susana de Castro, UFRJ. Set, 2015. |
Prof. Dr. Silvio Gallo, UNICAMP, Setembro 2015. |
Além das apresentações das Mesas, durante o Simpósio houve no período da tarde as sessões de comunicação, em que foram abordadas várias temáticas envolvendo reflexões mais recentes relativas ao aprender a filosofar ou a experiência do Pensar na Educação, como diz o tema do evento, tais como: "A alteridade: o lugar do Outro na Educação"; "Experiência estética e corpo social na formação de atores", "O Pibid como experiência de formação na licenciatura de Filosofia: reflexões e experiências", "Fragmentos de uma cilada do sujeito: o pobre como outro na Educação"; "De um 'estudar Filosofia' para um 'vivenciar a Filosofia': reflexões com e a partir de Nietzsche"; "Experiências da Filosofia da práxis no Ensino Médio"; "Rekhet ou filosofia: estética e legado africano ao mundo diaspórico", "Jogos discursivos entre a Filosofia e o filosofar no ensino de Filosofia" e muitos outras temáticas apresentadas em todas as tardes.
A experiência de estar e acompanhar as reflexões filosóficas não só teve o lado de ouvir e refletir, mas também os momentos prazerosos dos encontros entre as palestras, criando e/ou reforçando laços de amizade e profissionalismo.
O gratificante nesse Simpósio foi, também, encontrar ex-aluno da E.E. Itael Matos, de Santa Fé do Sul, que fez a graduação em Filosofia, na UNESP de Marília/SP e hoje, ser professor e doutorando na área, lecionando e participando em uma das sessões de comunicação, Tiago Brentam.
Almoço filosófico em Presidente Prudente Setembro 2015. |
Acadêmicos tocando nos momentos de intervalos do SIEF, Unesp Presidente Prudente. Setembro 2015. |
A Filosofia da cultura africana também se fez presente ao longo do Simpósio Internacional, buscando, assim, refletir mais uma lacuna em nossa educação brasileira.
A decoração, os artesanatos e a apresentação sobre o tema despertou o espírito crítico em relação a mentalidade, ainda, arraigada, que a Filosofia é só a Ocidental. Atualmente, conhecer a Filosofia dos nossos antepassados faz parte do objeto de estudo, da experiência do Pensar a identidade e a diferença, como propôs a temática do evento.
Ivonete Alves e Prof. Dr. Vandeí e o artesanato feito pela comunidade quilombola Mocambo Nzinga de Presidente Prudente/SP |
Ivonete Alves e Mestrando Marcilei com os livros Cosmovisão Africana, do filósofo Renato Nogueira. Setembro 2015. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário