quinta-feira, 19 de maio de 2016

Ética e cidadania

     Após um bimestre de aulas iniciadas neste ano de 2016, os alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA-EM) e os da segunda série A do ensino médio diurno da escola estadual Oscar Antônio da Costa, situada no município de São Francisco-SP, convidou para uma palestra sobre Ética, a ex-aluna Bruna dos Santos, agora bacharel em Direito.


Bacharel em Direito, Bruna dos Santos, ex-aluna
da EE. Oscar Antônio da Costa, Abril 2016.  

     Um pouco tímida, aceitou o desafio, que a fez preparar um belo trabalho. De modo bem didático, apresentou os conceitos necessários sobre "ética", "cidadania", "direitos" e "deveres", reforçando e esclarecendo os estudos feitos pelos educandos.

A bacharel em Direito, Bruna dos Santos, na EE. Oscar
Antônio da Costa. Abril 2016

    De modo significativo, apresentou slides que ilustraram atitudes éticas e antiéticas em nossa vida cotidiana, refletindo, assim, qual a melhor forma de agirmos com consciência para o bem comum.

   Após os esclarecimentos apresentados, os jovens da 2 série A, foram divididos em pequenos grupos para pesquisarem os documentos brasileiros que tratam, por meio de imperativos categóricos, conforme estudado, também na situação de aprendizagem 4, do volume 1 de Filosofia.



     Os documentos elencados para uma futura apresentação, em forma de seminário, combinados foram: Constituição da República Federativa do Brasil, Código civil, Código Penal, Leis de trânsito, Estatuto do índio, Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso, Código em defesa do consumidor, entre outros.

     Os grupos teriam que pesquisar o significado do documento, saber o número da lei, data que entrou em vigor, total de artigos, seu objetivo e citar pelo menos três artigos para a classe terem uma ideia do que seja imperativo categórico.

     Assim, os temas estudados nas situações de aprendizagem sobre Ética, Liberdade e Autonomia foram relacionados com a conduta cidadã, associando os conceitos com a prática da vida humana em sociedade.

     Mais uma vez, agradecemos a Bruna pela disponibilidade em ter compartilhado seus conhecimentos jurídicos com os jovens e os adultos dessa Unidade escolar. Parabéns e sucesso!

Um comentário:

Bruna dos Santos disse...

Agradeço a Professora e a Escola pelo convite. Foi um prazer repassar um pouquinho do assunto com os alunos da Escola, desejo muito sucesso a todos!

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...