quinta-feira, 30 de junho de 2016

O ciúme



Alunos do 1 A da EE. Oscar A. da Costa
 em seminário. Maio 2016.
     Como desabafo do ciúme do pai que estava prestes a casar novamente, Kafka escreveu Carta ao pai, tornando uma obra filosófica interessante.
    
     O grupo dos alunos da EE. Oscar Antônio da Costa, em São Francisco-SP, depois de entenderem que metafísica é o estudo do ser, os temas "ciúme" e "raiva" apareceram como um exercício de reflexão.


     Interessante perceber que a mesma classe, quando estava na situação de aprendizagem 4, na parte de estudar metafísica e relacionar com a causalidade (material, formal, eficiente e final) e as categorias, pediu para que fizesse sobre o "medo", além do "eu mesmo", "amor" e "estudo" que vem no Caderno do aluno, volume 1, da disciplina de Filosofia, por causa de um dos colegas que tem medo de galinha. O exercício foi feito e valeu como uma habilidade reflexiva.


     O mesmo aconteceu com a Carta ao pai, de Kafka, que como todo jovem, passa por crises existenciais e busca refúgio em seu diário.
    
     A carta, na verdade, não foi entregue para seu pai no dia do casamento, mas se tornou um tema de reflexão muito significativo para tratar de sentimentos que podem atrapalhar nossa vida.


     Parabéns ao grupo que aceitou o desafio e soube apresentar a obra filosófica.







Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...