quinta-feira, 30 de junho de 2016

Morte, dor ou sofrimento?

     A obra Sofrimento do mundo, escrita pelo filósofo Arthur Schopenhauer, no período moderno, bem como Da morte, trouxeram para os alunos da primeira série do ensino médio, tanto da EE. Oscar Antônio da Costa, como da EE. Orestes Ferreira de Toledo várias reflexões sobre a existência humana.

Alunos da 1A da EE Oscar A. da Costa
apresentando uma das obras de
Arthur Schopenhauer. Maio 2016.

Grupo de alunos da 1C da
EE Orestes F. de Toledo.  Maio 2016.


























     Após a leitura das obras de Schopenhauer, os grupos tiveram a preocupação de buscar o contexto histórico do filósofo, percebendo quais as influências de época ocorreram para entender porque o problema que estava sendo refletido foi tão importante.

     Todo animal passa pela dor, como a dor do parto, a dor da fome, mas diferentemente, o ser humano além da dor, é o único animal que ao invés de não se prender a ela, geralmente sofre, porque fica remoendo-a, às vezes, tornando-se vítima de seu próprio medo. Por isso, a frase "a dor é inevitável, mas o sofrimento é escolha."
     
Alunos da 1A, EE Oscar A. da Costa
 apresentando a obra Da morte,
de Schopenhauer. Maio 2016.

Alunos 1C, EE Orestes F. Toledo,
apresentando o livro Da morte,
de Schopenhauer. Maio 2016.












     Numa linha filosófica pessimista, Schopenhauer também reflete a morte humana distinta da morte dos outros animais não racionais. Busca demonstrar como a sobrevivência faz com que as espécies pressentem o momento do abate. No entanto, a consciência humana antecipa o medo da morte por ela ser a única certeza que temos durante a nossa existência.

     As reflexões metafísicas sobre dor, sofrimento e morte foram significativas para todos, pois, assim demonstrou que os temas estudados em Filosofia não são coisas do passado, mas, sim, parte da experiência humana cotidiana.

     Parabéns aos alunos que lerem que souberam fazer a classe pensar no sentido da vida.






Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...