domingo, 3 de julho de 2016

A primeira vez com a Filosofia da natureza

     Os alunos da 1a. série B da EE. Oscar Antônio da Costa, exercitaram, pela primeira vez, como aprender com os filósofos a perguntar sobre a origem da natureza.
Alunos 1B apresentando um período
da Filosofia. Maio 2016.

     Sendo a primeira vez que os alunos da 1a. B do ensino médio apresentaram um seminário, as habilidades desenvolvidas entre os estudantes partiu da pesquisa, da investigação sobre a época em que os filósofos viveram, porque buscaram saber certas coisas que chamamos de "problema" e como tentaram dar nome as essas, criaram conceitos, enfim, o que os filósofos fizeram para saber a origem do universo.




Alunas da 1B do ensino médio da
EE Oscar Antônio da Costa. Maio 2016.
 
     Apresentando desde os pré-socráticos até o período contemporâneo, os aprendizes do pensar, mesmo que tímidos, se permitiram falar dos mestres filosóficos, tentando entender qual a importância de se conhecer a natureza, tanto a cósmica quanto a humana, e, a partir daí, o que deu origem aos outros conhecimentos chamados de "científicos".









Alunos do 1B Ensino Médio preparando
para apresentar trabalho sobre Filosofia
Medieval. Maio 2016.


     Pensar filosoficamente nem sempre é compreensível para quem vive no mundo do senso comum e, está, geralmente, acostumado a ler apenas literatura narrativa.
     O texto dissertativo exige maior reflexão do objeto que foi observado, por isso, o método filosófico, dedução, parte do geral até chegar a conclusões no particular. Demonstra como o todo faz parte em cada um.




     Desde o início da Filosofia, a natureza foi objeto de investigação. Com o surgimento do Conhecimento científico o cosmos passou a ser, na prática, matéria palpável. Assim, aquilo que não é palpável passou a ser metafísico, sem, perder a observação da realidade humana, que a cada geração faz experiências incríveis, criando soluções inovadoras.

     Parabéns aos grupos dos alunos da 1a. série B pelo desenvolvimento das habilidades oralidade, leitura e escrita entre outras, envolvidas nas competências sobre contexto e conceitos das escolas filosóficas apresentadas.

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