domingo, 14 de agosto de 2016

Filosofia paterna ou de gênero?

     No segundo domingo do mês de agosto, no Brasil, é comum homenagear os pais. Não por uma preocupação com o quarto mandamento "honrar pai e mãe", mas,  sim, comercial, acrescentado com uma forma de gratidão àquele que se mantém como provedor da família.

     É possível perceber que a presença dos pais geralmente é menor, quando se trata de homenagem aos progenitores masculinos. Os próprios filhos-alunos não incentivam muito o convite aos pais para participarem das homenagens ou, às vezes, os próprios pais não são tão presentes. Talvez, uns por falta de tempo, outros por não quererem se expor. Algumas vezes, as mães ou avós fazem as vezes do pai, que por um motivo ou outro, é ausente naquele momento da vida do(a) filho(a).
     Assim, podemos constatar que a questão do papel de gênero até hoje é polêmica dentro das famílias, na nossa sociedade.

    Porém, os professores da EE. Oscar Antônio da Costa (e em muitas outras) que são, também, como pais para os alunos, foram homenageados, transmitindo, assim, a alegria de poder contar com a figura masculina no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Estes, muitas vezes, carecem de orientação, aconselhamento, além de conteúdos curriculares. Por isso, a homenagem foi significativa com a lembrança (avental) feita pelo Programa da Escola da Família, dessa Unidade Escolar, pois o homem também sabe (e muito bem) "pôr a mão na massa" em termos de cozinha.

     Parabéns a todos aqueles que representam a figura masculina na vida de tantos jovens, em especial, os pais intelectuais que são os professores.

Professores da EE Oscar Antônio da Costa com lembrança
do dia dos pais, confeccionado pelo Programa Escola da Família.
Agosto 2016.

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...