Alunas da 1a.C da EE. Orestes Ferreira de Toledo apresentando o livro Metafísica do amor. Maio 2016. |
No mês de maio, segundo bimestre, os alunos das primeiras série da EE. Orestes Ferreira de Toledo e da EE. Oscar Antônio da Costa apresentaram um seminário sobre temas metafísicos.
O objetivo do seminário foi aprofundar quais os temas da metafísica que foram abordados pelos filósofos clássicos e modernos que têm influência até hoje nas experiências humanas.
Um dos temas foi sobre o amor, estudado na obra O Banquete, de Platão e Metafísica do Amor, escrito por Artur Schopenhauer.
O sentimento do amor é, sem dúvida, manifesto em músicas, pela literatura, nas artes em geral, bem como presente na reflexão filosófica ao longo dos séculos.
O amor, desde os tempos antigos, é confundido com paixão, devido a mitologia grega apresentar Eros, deus grego, nascido de um ovo de prata, fruto da união entre a Noite e o Vento, na narrativa de Homero, ou, ainda, manifestado na mitologia de Eros e Psiquê.
Na reflexão feita sobre o amor, em O Banquete, os alunos tentaram transmitir a ideia de amor dita por Sócrates que passa a ser aquela do sublime, da contemplação, do intocável, favorecendo, assim, o "amor-ágape", o amor fraterno.
Em A Metafísica do Amor, Schopenhauer relaciona o amor-paixão com a "química" necessária para haver a atração entre os sexos, até que o sentimento verdadeiro do amor desperte o compromisso de um com o outro.
Alunas da EE Oscar Antônio da Costa em seminário sobre o amor em Schopenhauer. Maio 2016. |
Parabéns a todos os alunos que leram e apresentaram os trabalhos para reflexão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário