domingo, 4 de junho de 2017

O feminino na Filosofia

     A curiosidade de algumas alunas em saber se existe filósofas fez a classe investigar alguns nomes de pensadoras que mudaram o rumo da Filosofia, no século XX.
     Cada grupo de alunos da primeira série do ensino médio, tanto das escolas estaduais Orestes Ferreira de Toledo, como da Oscar Antônio da Costa, pertencentes ao Diretoria de Jales-SP, pesquisou algumas biografias como Rosa de Luxemburgo, Simone de Beauvoir, Hannah Arendt, já falecidas, no século passado. Judith Butler ainda viva, e, também, as brasileiras Marilena Chauí, Márcia Tiburi, Olgária Matos, Renata Aspis, Viviane Mosé permitiram dar uma noção aos temas e conceitos novos surgidos no mundo intelectual e que têm sido aplicados à práticas sociais.
Cartaz sobre Rosa Luxemburgo. Maio, 2017.

Cartaz sobre a filósofa francesa Beauvoir,
Maio 2017.



Cartaz sobre a filosofa brasileira
Marilena Chauí, professora da USP,
Maio de 2017.

















Cartaz sobre filósofa da USP,
Olgária Matos.















 O feminismo na Filosofia fez surgir o movimento feminista no século passado e, ainda tem refletido sobre a questão de gênero no mundo contemporâneo como teses de várias pensadoras que, ainda hoje, despertam e alertam sobre o papel da mulher na arte, na política, na sociedade em geral.
     Que possamos conhecer mais as filósofas, valorizando suas teses que têm contribuído muito para o processo histórico em nossa cultura ocidental.

Cartaz sobre Judith Butler
Maio 2017

Cartaz sobre Viviane Mosé,
Maio 2017

Cartaz sobre a filósofa Renata Aspis,
Maio 2017.

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...