domingo, 4 de junho de 2017

Problemas metafísicos

     Sempre tem a primeira vez em que começamos algo desafiante. E foi no segundo bimestre deste ano letivo que as primeiras séries do Ensino médio das Unidades escolares, EE Orestes Ferreira de Toledo, em Palmeira d`Oeste e a EE. Oscar Antônio da Costa, em São Francisco, ao estudarem como pensar na essência das coisas, ou seja, pensar metafisicamente o que o ser é, qual a sua causa material, a sua causa formal, a sua causa eficiente e sua causa final, desenvolveram a capacidade de ler obras filosóficas e, assim, começar a entender o ato de filosofar.
Alunos apresentando a obra O desespero do eu,
de Kierkegaard, EE. Orestes F. de Toledo. Maio 2017
     Depois do exercício de se pensar nas causalidades do "eu mesmo", do "amor, do "estudo", surgiu a proposta, pelos alunos de se pensar no "medo" e em outras realidades presentes na vida humana.
     Daí, ler as outras filosóficas Fédon, Apologia de Sócrates, O banquete, escritos por Platão, obras de Schopenhauer, como Metafísica do amor, Do sofrimento do mundo e Da morte, além de Meditações, de Marco Aurélio são alguns exemplos do que foi apresentado em seminário pelos grupos e refletido em sala de aula como forma de se entender a experiência humana e os conceitos filosóficos (imortalidade, alma, morte, dor, sofrimento, amor, entre outros).

Alunas 1A EE Orestes F. de Toledo, apresentando
Fédon, de Platão. Maio, 2017.
       Incentivar a leitura de obras filosóficas é sempre um desafio, pois os adolescentes estão acostumados a lerem textos narrativos, metafóricos. No entanto, o contato com o livro filosófico, como os acima citados são interessantes, porque os mesmos passam a refletir problemas do mundo real escrito por jovens filósofos de época passadas, que se tornaram clássicos por abordarem temas da vida real.
Alunos 1B EE Orestes F. de Toledo,
apresentando Metafísica do amor, de
Schopenhauer. Maio, 2017


Alunas 1A em seminário, EE Oscar
Antônio da Costa, Maio 2017.








Alunos 1A, seminário da EE Oscar
Antônio da Costa. Maio, 2017.
     Aos alunos, parabéns pelo desafio, pelas leituras feitas e apresentadas de modo simples, buscando, assim, enriquecerem o vocabulário e refletirem sobre a vida do ser humano, que busca compreender suas angústias e atingir a felicidade.

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