Sempre tem a primeira vez em que começamos algo desafiante. E foi no segundo bimestre deste ano letivo que as primeiras séries do Ensino médio das Unidades escolares, EE Orestes Ferreira de Toledo, em Palmeira d`Oeste e a EE. Oscar Antônio da Costa, em São Francisco, ao estudarem como pensar na essência das coisas, ou seja, pensar metafisicamente o que o ser é, qual a sua causa material, a sua causa formal, a sua causa eficiente e sua causa final, desenvolveram a capacidade de ler obras filosóficas e, assim, começar a entender o ato de filosofar.
Alunos apresentando a obra O desespero do eu, de Kierkegaard, EE. Orestes F. de Toledo. Maio 2017 |
Depois do exercício de se pensar nas causalidades do "eu mesmo", do "amor, do "estudo", surgiu a proposta, pelos alunos de se pensar no "medo" e em outras realidades presentes na vida humana.
Daí, ler as outras filosóficas Fédon, Apologia de Sócrates, O banquete, escritos por Platão, obras de Schopenhauer, como Metafísica do amor, Do sofrimento do mundo e Da morte, além de Meditações, de Marco Aurélio são alguns exemplos do que foi apresentado em seminário pelos grupos e refletido em sala de aula como forma de se entender a experiência humana e os conceitos filosóficos (imortalidade, alma, morte, dor, sofrimento, amor, entre outros).
Alunas 1A EE Orestes F. de Toledo, apresentando Fédon, de Platão. Maio, 2017. |
Incentivar a leitura de obras filosóficas é sempre um desafio, pois os adolescentes estão acostumados a lerem textos narrativos, metafóricos. No entanto, o contato com o livro filosófico, como os acima citados são interessantes, porque os mesmos passam a refletir problemas do mundo real escrito por jovens filósofos de época passadas, que se tornaram clássicos por abordarem temas da vida real.
Aos alunos, parabéns pelo desafio, pelas leituras feitas e apresentadas de modo simples, buscando, assim, enriquecerem o vocabulário e refletirem sobre a vida do ser humano, que busca compreender suas angústias e atingir a felicidade.
Alunos 1B EE Orestes F. de Toledo, apresentando Metafísica do amor, de Schopenhauer. Maio, 2017 |
Alunas 1A em seminário, EE Oscar Antônio da Costa, Maio 2017. |
Alunos 1A, seminário da EE Oscar Antônio da Costa. Maio, 2017. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário