segunda-feira, 1 de maio de 2017

As escolas filosóficas do período moderno

Cartaz sobre Racionalismo da
EE Orestes Ferreira de Toledo. Março 2017.
     Após um ano de estudo sobre as investigações filosóficas no ano anterior do ensino médio, os jovens estudantes, agora na segunda série, um pouco mais maduros, iniciam as aulas do primeiro bimestre discutindo o Eu Racional, tendo como lema o "Penso, logo existo" de Descartes.
    Para isso, contextualizaram como o período moderno revolucionou a cultura ocidental e qual foi a investigação feita pelos pensadores.

Alunos 2A da EE Oscar A. da Costa
apresentando o Racionalismo. Março 2017
   Com o resgaste das preocupações clássicas no período moderno, os estudos sobre as escolas filosóficas são importantes para entender como o processo conceitual foi se dando ao longo da discussão do homem e do ato de conhecer. Assim, outros grupos apresentaram as escolas que se contrapuseram ao Racionalismo ou a intensificaram como o Empirismo, o Liberalismo, o Criticismo, o Idealismo, o Positivismo, bem como o Socialismo.
Grupo da 2A EE Oscar A. da Costa
apresentando uma escola filosófica.
Março 2017

Alunos da 2A EE Oscar A.da Costa
expondo sobre o Criticismo. Março 2017.

Dupla 2A apresentando o Idealismo,
na EE Oscar A. da Costa. Março 2017

O Iluminismo que foi apresentando pela
aluna Patrícia, 2A, EE Oscar A. da Costa
Março 2017.


                                             
                                                 Alunos da 2A expondo sobre o Liberalismo
                                                   na EE Oscar A. da Costa. Março 2017.
     Após exposições feitas, a sequência das situações de aprendizagem passaram a ter sentido e significado no processo ensino e aprendizagem, pois ficou entendido que todo conhecimento desenvolvido no período moderno e contemporâneo já havia sido iniciado no período clássico e que este ano, a segunda série vai percorrer quais os conceitos presentes em nossa vida cidadã que decorreram dos pensadores estudados.


     As turmas comprometidas estão de parabéns pelas habilidades escritora e oradora que tiveram que apresentar diante dos colegas atentos. Continuem assim, comprometidos com o aprendizado para serem os novos pensadores contemporâneos

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...