quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Filosofia em revista 2017

     Com muita dedicação, o mês de outubro e novembro de 2017, teve o Dia Mundial da Filosofia com a exposição de várias matérias da revista "Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver" elaboradas pelos grupos de alunos do ensino médio das segundas séries, tanto da EE. Oscar Antônio da Costa, situada no município de São Francisco quanto da EE. Orestes Ferreira de Toledo, em Palmeira d´Oeste, pertencentes à Diretoria de Ensino-Jales/SP.
Alunos do 2B da EE. Orestes F. de
Toledo confeccionaram a revista sobre
Bioética e sua influência na vida humana.
outubro 2017
     Os temas das matérias da revista Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver  são relacionados com os conteúdos do Caderno do aluno, volume 2, que procura refletir questões filosóficas do período contemporâneo, como: Bioética, o sobre a humilhação social, em que o envelhecimento, o racismo e a questão de gênero despertam para o senso crítico a respeito da desigualdade e do preconceito.

     Temas como a técnica, a banalidade do mal e a condição humana têm procurado abordar como a o ser humano vive nos dias atuais, quais influências a mídia tem proporcionado e como a educação pode emancipar a sociedade, tornando-a responsável pela mudança e transformação da realidade.

Revista sobre o Idoso produzida
pelos alunos do Ensino Médio
da EE. Orestes F. de Toledo.
Outubro de 2017.
    
 Cada revista teve como desafio produção de texto em forma de artigo sobre a matéria em questão, elaboração de entrevista com especialista do ramo, levantamento de dados estatísticos sobre o assunto, relacionando, assim, com a Sociologia, criação de entretenimento como caça-palavras e/ou palavras cruzadas, propagandas direcionadas ao tema, citando sites, livros e filmes a respeito da temática.


Revista Filosofia em ação sobre
a violência, produzida pelos alunos
2A EE. Oscar A. da Costa.
Outubro 2017


     Um dos desafios foi produzir uma capa que não plagiasse figuras ou imagens de outras "fontes". Assim, o produto final teria também uma proposta no final da revista que foi avaliada pela professora, levando em consideração todo o trabalho que a equipe teve, o prazo, o desempenho, além da competência escritora.
    
 


Todo processo de ensino e aprendizagem acontece com a prática. Com todo o esforço e o uso da tecnologia ao filosofar as questões propostas pelo currículo de Filosofia foi possível perceber o quanto de leitura foi necessário para se pesquisar, escrever, argumentar e elaborar propostas para o leitor apreciar cada trabalho feito. Parabéns a todos os grupos que participaram


Revista sobre racismo com foto
de moradora de Palmeira d`Oeste
que completou 100 anos de idade.
Outubro de 2017.


Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...