A Constituição brasileira 30 anos depois em Brasília teve a participação, mais uma vez, de vinte e sete estudantes de escolas públicas diplomados como Jovens senadores, depois de serem selecionados pelo 11º Concurso Jovem Senador.
Certificado de Jovem Senador 2018 do aluno 3A da EE Oscar A. da Costa, Matheus Carabolante. |
Este concurso foi um projeto criado pelo senador Paulo Paim, do Rio Grande do Sul, hã uma década e, tem movimentado todos os adolescentes da Educação básica a participarem, de um modo real, do Poder Legislativo, por uma semana, em Brasília.
Certificado do curso Jovem senador 2018 entregue ao Matheus M. Carabolante, EE Oscar A. da Costa. Nov 2018 |
Os jovens senadores representando cada um o seu estado recebem um diploma e um certificado pelo curso que fazem junto a comissão organizadora...
Um kit com livros sobre O senado na História do Brasil foi entregue aos participantes;
Kit de livros O senado na História do Brasil entregue aos jovens senadores, 2018 |
A participação dos jovens senadores, de 2014 para cá, permitiu que as mães dos três primeiros colocados e dos professores pudessem acompanha-los até o Senado Federal, em Brasília promovendo, assim, também o reconhecimento familiar e profissional junto aos adolescentes que passam cinco dias em discussão de projetos sobre questões nacionais postas em votação.
Hoje, às 14 horas, a população foi convidada para participar na votação dos projetos que os jovens senadores discutiram e, depois passaram para os discursos de encerramento. A divulgação sobre o concurso Jovem Senador nas escolas deve ser um crescente, à medida que mais estudantes participam, a cada ano, junto com seus professores dos temas propostos para as redações.
Fala do Jovem Senador, Matheus M. Carabolante,
durante sessão do dia 23/11/2018.
Antes do encerramento da sessão da semana Jovens senadores cada jovem, representando seu estado, agradeceu e deixou suas considerações e, também, foi anunciado o tema do Concurso Jovem Senador de 2019.
Parabéns a todos os Jovens Senadores que demonstraram seriedade e compromisso social com as questões que envolvem os jovens brasileiros. Por isso, como já disse em sala de aula, jovem não é futuro, jovem é o hoje! Participem sempre como cidadãos conscientes, emancipando, assim, a democracia brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário