No Brasil, ainda há, pessoas que pensam que política e politicagem é a mesma coisa. Infelizmente, confundem política com corrupção. Esquecem que tudo que se decide em um grupo, ou sociedade, ou povo vem de um ato político. Mas, o que é política? Vamos estudar o significado dessa palavra de um modo bem simples?
Política é uma junção de duas palavras que vem do grego: "Pólis" = quer dizer "cidade" e "Ethos" = que significa "conduta". Então, a palavra "política" quer dizer "Conduta da cidade".
Segundo Aristóteles, filósofo do século IV a.C., que escreveu seu um livro específico sobre o poder e a organização de um sociedade, Política, define política como "Ciência de bem governar", resumindo com outras palavras "política é a organização dos conflitos e das necessidades para o bem comum".
Há várias cidades que têm a palavra "pólis" embutida em seus nomes, por exemplo: Fernandópolis (cidade de Fernando); Marinópolis (cidade de Marin); Florianópolis (cidade de Floriano); Petrópolis (cidade de Pedro) e assim, podemos entender que cada um dos nomes citados são aqueles que tiveram o poder de organizar um determinado local que conhecemos como cidade.
Contudo, as taxas ou impostos estabelecidos pelos governos, bem como salários, normas de trânsito, códigos civil e penal são decididos depois de muita reflexão entre as autoridades. Numa democracia exige ouvir o outro, analisar os pós e os contras, falar argumentativamente até chegarem num consenso. Porém, como as decisões são tomadas? Como os representantes do povo se organizam para fiscalizar que está no poder executivo? E quem fiscaliza o poder legislativo? Quais as atribuições de cada cidadão que tem o poder para decidir pela população? Ou como a população tem o poder soberano?
Vista panorâmica de Vila Velha-ES, outubro 2018. |
Dimensões da Política
A política começa em casa e tem várias dimensões. Porém quando saímos de nossa casa ou de um ambiente familiar, essas dimensões são ampliadas para o tamanho da sociedade. Organizar todos os aspectos da sociedade exige atribuições específicas, por isso, há:
1ª) Política territorial = organização do espaço a ser ocupado. Ex.: terreno, bairros, regiões, países.
Os mapas são chamados de "mapa politico" porque mostra a organização dos espaços, representados por diferentes cores como os rios, as matas, rochedos etc.
2ª) Política social = organização da sociedade, classificação de classes, política educacional, sanitária, de transporte.
3ª) Política econômica = organização das atividades que mantém a população. Geralmente, divide-se em setor primário (agricultura), setor secundário (indústria) e setor terciário (comércio).
4ª) Política ideológica = organização de ideias que vai direcionar a economia, os movimentos sociais. No mundo, há duas ideias que predominam a liberalista (esta defende a liberdade econômica sem a intervenção do Estado que os da "direita" praticam pensando nos lucros empresariais) e a socialista (defende uma sociedade igualitária em que o papel do Estado é garantir o bem estar de todos como os da "esquerda" buscam fazer acontecer).
5ª) Política partidária = organização de grupos que buscam interesses em comum por meio de partidos. Cada partido defende determinados interesses que tem por finalidade elaborar projetos que irão influenciar na política social, econômica e territorial.
Então, a política como Ciência de bem governar exige que as pessoas envolvidas sejam virtuosas para que se combater a corrupção, pois a organização é para o bem estar de todos e não para um indivíduo ou um pequeno grupo como, infelizmente, alguns pensam.
Ao compreendermos o verdadeiro significado da palavra "política" entende-se que quem conduz a pólis (= cidade) é o cidadão. Portanto, conscientize-se dos problemas sociais, econômicos, ambientais e participe das decisões de sua escola, de seu bairro, de sua cidade, de seu país. Procure conhecer qual a política ideológica do partido do candidato que pretende votar para não se arrepender depois.
Nenhum comentário:
Postar um comentário