domingo, 1 de novembro de 2009

O Governo republicano e a educação para a virtude

Um dos conhecimentos necessários à educação do governo republicano é a educação para a virtude. Este é o princípio ético que Montesquieu (retomando Platão) considera importante para desenvolver o cidadão livre e de bem, pois a participação política exige que todos tenham clareza quanto as decisões que são tomadas para o bem comum. Para isso, aprender a ler torna-se necessário, porque passa a ser o instrumento fundamental do indivíduo esclarecido no governo republicano, tanto para conhecer as leis estabelecidas quanto as que oportunamente poderá criá-las, já que a eleição faz parte da característica de um governo democrático.
O fato de ter leis, garante a todos o direito de igualdade, e, assim, a diminuição das desigualdades existentes entre os indivíduos agora participantes das tomadas de decisões. Num regime democrático, a educação para todos é extremamente necessária, pois só assim o respeito a "res", ou seja, a "coisa pública" será entendida e significativa aos mais novos participantes do governo. Para isso, a educação da virtude deve ser exercitada desde os mais novos como um hábito, criando, assim, a cultura da ética para que a soberania do governo republicano torna-se eficaz.

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...