Todos sabemos que a Filosofia vem do grego e, segundo a tradição, Pitágoras ao ser perguntado se era sábio disse apenas que tinha "amor à sabedoria" ou que era "aquele que é amigo do saber". A partir daí, "filósofo" passou a ser todo aquele que é amigo do saber.
Tendo em vista que os jovens têm sede de saber o porquê das coisas, podemos considerar que, intrisecamente, são capazes de filosofar. Por isso, é necessário conhecer os mestres da arte de pensar, de questionar, pois há mais de dois mil e quinhentos anos eles têm nos ensinado métodos racionais rigorosos, radicais e sempre associados a todas as áreas do conhecimento. Os exemplos abaixo demonstram que o filosofar e o ensino da Filosofia devem caminhar juntos, pois, assim, os estudantes desenvolvem o senso crítico, relacionando os temas das obras filosóficas com a realidade atual.
Desde os pré-socráticos até os filósofos atuais, inclusive brasileiros, as filosofias têm buscado solucionar problemas de época importantes para a humanidade. As transformações foram e são muitas, mas, ainda, são necessárias para a evolução tanto intelectual, quanto ético-social da sociedade.
O seminário sobre História da Filosofia apresentado pelos alunos do ensino médio constatou como os pensadores são importantes até hoje para o desenvolvimento do conhecimento humano e universal. Parabéns a todos os grupos que se empenharam em ler e apresentar os mestres com seriedade.
Aos que terminaram a educação básica, muitas felicidades em suas emprentadas acadêmicas e vidas pessoais.
Grupos sobre Pré-socráticos da 3a. série do EM da EE Oscar Antônio da Costa - São Francisco/SP
Alunas da 1a. série EM da EE Oscar Antônio da Costa - São Francisco/SP
Aos que terminaram a educação básica, muitas felicidades em suas emprentadas acadêmicas e vidas pessoais.
Grupos sobre Pré-socráticos da 3a. série do EM da EE Oscar Antônio da Costa - São Francisco/SP
Alunos da 1a. série EM da EE Orestes Ferreira de Toledo - Palmeira d`Oeste/SP
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