terça-feira, 22 de março de 2011

A Filosofia e as filosofias

     Todos sabemos que a Filosofia vem do grego e, segundo a tradição, Pitágoras ao ser perguntado se era sábio disse apenas que tinha "amor à sabedoria" ou que era "aquele que é amigo do saber". A partir daí, "filósofo" passou a ser todo aquele que é amigo do saber.

   Tendo em vista que os jovens têm sede de saber o porquê das coisas, podemos considerar que, intrisecamente, são capazes de filosofar. Por isso, é necessário conhecer os mestres da arte de pensar, de questionar, pois há mais de dois mil e quinhentos anos eles têm nos ensinado métodos racionais rigorosos, radicais e sempre associados a todas as áreas do conhecimento. Os exemplos abaixo demonstram que o filosofar e o ensino da Filosofia devem caminhar juntos, pois, assim, os estudantes desenvolvem o senso crítico, relacionando os temas das obras filosóficas com a realidade atual.

    Desde os pré-socráticos até os filósofos atuais, inclusive brasileiros, as filosofias têm buscado solucionar problemas de época importantes para a humanidade. As transformações foram e são muitas, mas, ainda, são necessárias para a evolução tanto intelectual, quanto ético-social da sociedade.

Alunas da 1a. série EM da EE Oscar Antônio da Costa - São Francisco/SP

O seminário sobre História da Filosofia apresentado pelos alunos do ensino médio constatou como os pensadores são importantes até hoje para o desenvolvimento do conhecimento humano e universal. Parabéns a todos os grupos que se empenharam em ler e apresentar os mestres com seriedade.
Aos que terminaram a educação básica, muitas felicidades em suas emprentadas acadêmicas e vidas pessoais.
       Grupos sobre Pré-socráticos da 3a. série do EM da EE Oscar Antônio da Costa - São Francisco/SP

               Alunos da 1a. série EM da EE Orestes Ferreira de Toledo - Palmeira d`Oeste/SP

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...