sábado, 19 de março de 2011

DE VOLTA ÀS AULAS PARA SER ESTUDANTE.


De volta às aulas, muitos estudantes chegam entusiasmados para aprender, as escolas com seus professores para compartilhar técnicas, métodos importantes e necessários à sociedade. Então, paremos, mais uma vez, para refletir sobre ser estudante, que até data de comemoração tem durante o ano letivo.

Há certas coisas na vida que ninguém nos ensina, porque a própria natureza se encarrega de acionar o "automático" quando necessário para a nossa sobrevivência. Alguém precisou ensinar a um bebê como chorar quando sente fome? Ou a sorrir, quando sente cócegas? Mas, quem ensina a controlar as nossas emoções, nossa vontade? Pensou? Se pensar usou a Razão. Portanto, a Razão é a mestra. Ela nos ensina o que, por quê, como e quando devemos agir de modo correto, ou seja, a sermos virtuosos.

Em Apologia de Sócrates, lemos a fala do mestre grego "Por toda a parte eu vou persuadindo a todos, jovens e velhos, a não se preocuparem exclusivamente, e nem tão ardentemente, com o corpo e com as riquezas, como devem preocupar-se com a alma [a Razão], para que ela seja quanto possível melhor, e vou dizendo que a virtude não nasce da riqueza, mas da virtude vem, aos homens, as riquezas e todos os outros bens, tanto públicos como privados." Então, para ser estudante é necessário alguns pré-requisitos, por exemplo, querer aprender.

Para aprender é preciso ouvir, observar. Essa motivação deve ser uma pré-disposição do ser estudante, que estimulado pela realidade deve ser curioso. Com sua busca em aprender, sua curiosidade transforma-se em descoberta. Descoberta que abre sua Razão, sua mente para novas possibilidades, outras experiências que o torna um ser criativo, inventor. Assim, o ser estudante inventa arte, tecnologia, leis, e, até novos métodos de filosofia. Aquele que descobre, cria, (re)inventa, conceitua, transforma a realidade em algo melhor, busca o bem comum, pois todos que estudam partilham suas descobertas, produzem conhecimentos afins a toda a humanidade.

Será que a nova geração está sendo preparada para ouvir? Para "engolir o choro" quando quer porque quer? Aprender a virtude com a Razão? Onde está a Razão?

A Razão está dentro do ser estudante, jovem ou velho, que queira aprender, pois ser estudante é: ser ouvinte, humilde (reconhecer-se ignorante), curioso, participante, descobridor, criativo, inventor, transformador da realidade, enfim, discípulo e sujeito da Razão.

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...