terça-feira, 15 de novembro de 2011

Roma Antiga, Roma das artes e da fé

     Em visita à Roma, o cidadão contemporâneo constata a fusão helênica e os pilares greco-romana de nossa cultura ocidental, bem como a presença judaico-cristã.
   
Estátua cézar Adriano



Vaticano em audiência papal
  A influência dos clássicos gregos e romanos são visíveis na arte presente na arquitetura dos palácios, prédios, casas e, principalmente, igrejas. Impérios que deixaram suas marcas históricas, registradas a olho nu ao visitante que admirado relembra as aulas sobre       os      antepassados.
    
     Ao entrar em cada um dos museus, o olhar do indivíduo fica estarrecido com tanta sensibilidade expressa em telas, mármo-
res, madeira... Não se sabe onde olhar primeiro, se para frente, se para o teto ou para o chão. Tudo respira arte, manifestação do divino e da história.

                                                                                                 
 Museu do Vaticano
    / outubro 2011








Coliseu - Roma

Porém, por detrás de tanta grandeza histórica, civil e religiosa, podemos refletir sobre os seres humanos que tiveram suas vidas massacradas, torturadas e subtraídas do mesmo espaço cultural devido a truculência imperial, hoje submersas nas escavações ou catacumbas por causa da hegemonia da fé tanto pagã quanto cristã, como se sabe no Coliseu e nas Catacumbas.
Que toda crise européia hoje, seja sinal de novos rumos para a humanidade solidária e justa.

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...