segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Da alma ou intelecto para o Eu racional


     Aristóteles, em Da alma, afirma que o conhecimento é a coisa mais bela e digna do maior valor, por isso disse "considerar toda a investigação respeitante à alma como sendo de importância fundamental."
      A alma, para os gregos, era o lugar onde se situavam as ideias, mais tarde, também chamado de "intelecto". Este é diferente do corpo, como dirá Descartes, em Discurso do método. No entanto os dois podem ser melhorados.
     O intelelecto é inteligivel e o corpo segue os comandos deste, pois o "eu, isto é, a alma" é a essência da natureza humana. Daí, "penso, logo, existo".  Há um ditado que diz: "Você é aquilo que pensa". Mas, será que nossa capacidade de pensar termina com a existência? E como funciona o intelecto enquanto penso? Conhecer os mecanismos de nossa mente auxilia nosso desenvolvimento pessoal. Saber usar as faculdades do intelecto é a chave para o seu sucesso. Pense nisso.
     Assista o vídeo "O segredo dos gênios" e aprenda como usar a razão para estudar melhor.

   

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...