domingo, 11 de novembro de 2012

JOVENS PENSADORES


Alunos da 3a.EM da EE. Orestes
Ferreira de Toledo, em seminário, 2012
     Há um bom tempo, os alunos do ensino médio (das escolas: EE Dr. Euphly Jalles, EE Orestes Ferreira de Toledo e EE. Oscar Antônio da Costa) têm sido desafiados a ler obras filosóficas e a pesquisar documentos relacionados ao exercício da cidadania, onde constam nossos deveres que garantem nossos direitos e apresentar em forma de seminário, confeccionando cartaz (conforme combinado em sala de aula - contrato didátido), para os demais colegas de classe, com o objetivo de enriquecer o conteúdo estudado ao longo do bimestre e desenvolver a habilidade de expressar-se oralmente.

     
Seminário dos alunos 1a. série do EM da
EE. Oscar Antônio da Costa, 2012.
 

Alunos da 3a. EM da EE. Dr. Euphly Jalles
apresentando seminário/2012
     Neste quarto bimestre que encerra o ano letivo de 2012, após muitas reflexões a respeito de questões contemporâneas de nosso cotidiano, o desafio foi cada grupo confeccinoar uma revista com os temas relacionados aos assuntos tratados em sala de aula, a saber: Direitos Humanos, Consciência Negra, Política/República/Democracia, Prevenção contra as drogas, Sexualidade abordando AIDS e as DST, Educação Emancipada, Dia Mundial da Filosofia, Saúde, Violência...
Alguns exemplares das revistas "Filosofia em ação"
produzidas pelos alunos do ensino médio - 4º bimestre/2012

   O nome adotado para a capa da revista ficou sendo o do projeto "Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver", pois precisava de um nome padrão para, a partir daí, todos os grupos poderem abordar suas "reportagens" seguindo o roteiro: capa, contra-capa, editoral, sumário, artigos de opinião, propagandas, entrevistas. Como é uma revista com intenção pedagógica, ou seja, interdisciplinar ficou combinado que no final da mesma o grupo deixaria uma proposta e toda a bibliografia consultada. Surpreendentemente, as revistas foram apresentadas com muita seriedade, embora tivesse que fazer alguns ajustes.
Alunas do 2A EE. Oscar Antônio da Costa
com suas revistas em mãos após apresentação
novembro/2012.

Alunas da 1A da EE. Oscar Antônio da Costa
apresentando a revista sobre Direitos Humanos,
novembro/2012.
 
   
    Por isso, quero parabenizar os estudandtes, pois todos surpreenderam pelo compromisso, empenho e abordagens, provando, assim, que dominar as linguagens, envolve o conhecimento de todas as disciplinas e de tecnologia. Parabéns!
     As revistas ficarão expostas para a comunidade no dia da "Prevenção também se ensina" que será comunicado pelas escolas acima citadas.


Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...