quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Cidadania e participação política

    Os alunos da primeira série C e D da EE. Orestes Ferreira de Toledo puseram em prática a participação política, proposta pela situação de aprendizagem 4, do volume 4, da disciplina de Filosofia, depois de entenderem que democracia não se faz só na hora de votar em um representante, mas sim, acompanhando, tomando junto decisões importantes para a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade.
 
    Os alunos entrevistaram várias pessoas da comunidade de Palmeira D´Oeste para saber qual seria o problema mais urgente a ser resolvido pelo Poder Executivo do município.
 
     Após ouvirem os cidadãos (familiares, vizinhos, comerciantes, sitiantes) escreveram uma carta cidadã para o prefeito. Depois de protocolado na Prefeitura e na Câmara municipal um convite para vir à escola receber as carta, no dia vinte e nove de novembro veio um dos vereadores, Sr. Valdecir, conhecido como "Palito", veio pessoalmente receber o envelope com todas as cartas escritas pelos alunos da primeira série C e D, oficializando, assim, a entrega a autoridade que representa os munícipes e encaminhará ao Senhor Prefeito Montanari, que por motivos de agenda não pode comparecer pessoalmente, também.
Natália, o vereador Valdecir e o
vice-diretor Arnaldo, nov. 2012
 
     A aluna Natália, 1ºC e demais colegas de classe ficaram atentos na leitura feita sobre os problemas, segundo os entrevistados, seriam os mais urgentes para a Prefeitura procurar solucionar para o bem de todos.
 
     Como sabemos, nada se resolve de um dia para outro, mas com a colaboração de todos, com verbas, empenho e acompanhamento dos Poderes envolvidos na fiscalização e execução o atual e próximo prefeito eleito deverão considerar muito a Carta Cidadã entregue.
 
Alunos atentos na leitura das Cartas cidadãs
entregue ao vereador Valdecir, de Palmeira
D´Oeste, na EE. Orestes F. de Toledo.
29/11/2012.
     Agradecemos a todos que participaram das entrevistas, colaborando, assim, para o exercício da cidadania, como participação política efetiva no dia a dia. Parabéns!

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...