A voz é uma das características fundamentais do ser humano, pois ela que reproduz a fala. Esta, é o dom essencial do ser humano, como já observava o filósofo grego Aristóteles (IV a. C.) ao afirmar que o homem é um ser animal racional, sendo sua natureza social e política.
Porém, a fala, desde os primórdios da vida humana, exige um aprendizado específico, quando criança, para a total integração do novo ser ao mundo que o rodeia.
Quem não se encanta quando a criança começa a balbuciar, depois a imitar a fala dos adultos até que chega ao estágio das perguntas? Quando adultos, ficamos emociados ao ouvir as músicas cantadas por vozes afinadas ou a declamação de poemas num sarau. Para dialogar, raciocinar, analisar ou aprender alguma coisa, é necessário ouvir a voz do outro. E quem mais utiliza a voz nessas horas, além da mãe ou responsável pela formação moral do indivíduo? O(A) professor(a).
A profissão de professor(a) exige muito da voz, da fala, pois trabalha lendo textos para a classe ou explicando; respondendo perguntas, conversando, discursando, enfim, desde a alfabetização até o discurso do paraninfo, a voz do(a) professor(a) é um instrumento de trabalho.
Porém, na formação acadêmica desse profissional não há a devida atenção para esse órgão, ficando, assim, uma falha acadêmica na qualificação dessa área.
A falta de conhecimento em como cuidar da voz prejudica muito a saúde do profissional, o que tem causado muitas licenças e, até, afastamentos da sala de aula. Por isso, aproveito este período antes de começarem as atividades do ano letivo para compartilhar orientações para voz recebidas do setor de Fonoaudiologia do AME - Ambulatório Médico de Especialidades.
"- Beba pelo menos 2 litros de água natural durante o dia.
- Coma maçã, pêra e beba sucos cítricos.
- Evite o fumo e o álcool.
- Evite pigarrear.
- Modere a ingestão de café, chocolate, leite, mel, doces caseiros, chás (preto, mate, verde).
- Não usar pastilhas para melhorar a garganta.
- Nas gripes, resfriados ou dores de garganta fala menos.
- Evite falar muito ou gritar.
- Evite falar alto e muito tempo no telefone quando há barulho por perto.
- Evite falar enquanto faz exercícios físicos como caminhada.
- Evite ar condicionado.
- Use roupas leves e confortáveis que não apertem a região do pescoço e diafragma.
- Fale bem as palavras, abrindo a boca para melhorar o som e a compreensão da fala.
- Realize pausas respiratórias durante a fala.
- Mantenha a postura corporal ereta.
- Faça repouso vocal (15 minutos) sempre que usar a voz com exagero.
- Aqueça sua voz com exercícios apropriados, orientados por fonoaudiólogo antes de usá-la de modo intensivo, como no trabalho."
Como os professores utilizam a voz de "modo intensivo", ou seja, todos os dias e, na maioria das vezes os três períodos, como aquecer a voz? Quais os exercícios apropriados? Aí vai alguns fáceis de se fazer: 1- Vibração de lábios com a cabeça para frente produzindo o som "BRUMMMM". (4 vezes)
2- Fazer a mesma vibração começando com o pescoço para cima e baixando. (5 vezes)
3- Apertar os lábios e com a cabeça virada para o lado (esquerdo) fazer "HUMMM" até acabar o fôlego. Repetir duas vezes e depois trocar o lado da cabeça.
4- Falar as vogais (separadamente) A - E - I - O - U suavemente até acabar o fôlego.
5- Falar as vogais (uma a uma) em escala (subindo o tom) até acabar o fôlego.
6- Falar as vogais em "Vocal Fry", ou seja, raspando a garganta (uma de cada vez).
7- Produzir o som da letra S (até acabar o fôlego)_________________ _____ ____
8- Produzir o som da letra Z _________________ ______ ______ ______ ____
Observação: Antes de iniciar os exercícios e entre uma vogal e outra inspirar .
Há outros exercícios com aparelhos, para quem já está com as cordas vocais prejudicadas. Para isso, deve procurar um fonoaudiólogo, depois que passar por um otorrinolaringologista.
vídeo sobre os cuidados da voz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário