domingo, 17 de março de 2013

Mulheres filósofas

     Neste mês de março, dia 08, comemorou-se o dia Internacional da mulher.
     A mulher, em tempos remotos, era vista como um ser sem alma, sem razão; vista apenas como objeto de satisfação masculina.
     No entanto, paulatinamente, esta mentalidade foi se desmitificando e, hoje temos, em vários países, mulheres pensadoras que deram uma grande contribuição sobre o papel do gênero feminino no pensamento filosófico.
    Há dois anos atrás, uma aluna perguntou-me se não havia filósofa, pois, geralmente, os clássicos da Filosofia eram homens. A partir daí, passamos a pesquisar quem foram ou são as mulheres que se tornaram filósofas.
     A pesquisa começou com a francesa Simone de Beauvoir, depois Hannah Arendt, Rosa de Luxemburgo, Judith Butler até que chegamos a pesquisar as pensadoras brasileiras, que contribuem com seus estudos e são reconhecidas, por exemplo, Marilena Chauí, Cecília Píres, Sonia Ribeiro, Olgária Matos, Márcia Tiburi, Viviane Mosé, Maria Lúcia de Arruda Aranha e muitas outras que trabalham nas universidades brasileiras e no ensino em geral.
     Como afirmou Simone de Beauvoir "não se nasce mulher, mas torna-se mulher". Portanto, o olhar feminino, na Filosofia, busca repensar o papel fundamental da mulher na sociedade. Sendo, assim, desejemos que mais mulheres possam colaborar com o pensamento filosófico no Brasil, bem como no mundo, onde muitas mulheres, ainda, são vítimas do machismo ou irreflexão de culturas patriarcas arcaicas.
 

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...