Nestes tempos de novas tecnologias, após uma pergunta feita durante a aula de Filosofia Moderna, uma das atividades feitas foi conhecer a Sala de Leitura, neste começo de bimestre de 2014.
Alunos do Ensino médio 1A, na Sala de Leitura da EE. Orestes Ferreira de Toledo, conhecendo o que é Enciclopédia. Fev/2014 |
Geralmente, os estudantes vão, quando visitam a Sala de Leitura, direto para os livros de literatura ou revistas que estão mais acostumados a ler. Se não forem apresentados a outras obras, principalmente filosóficas e científicas, que são leituras específicas, os livros passam desapercebidos ficando "às traças", como se diz.
Professor Leandro, da Sala de Leitura, apresentando aos alunos do 1A do Ensino Médio, EE. Orestes F. de Toledo como utilizar uma enciclopédia. |
Outro dia, numa aula de Filosofia na segunda série do ensino médio, comentando sobre a contribuição dos filósofos iluministas para o Conhecimento citei a enciclopédia. Na mesma hora, um jovem espontaneamente perguntou o que era aquilo. Aproveitei a situação-problema e fomos até a Sala de Leitura para conhecer e, com a colaboração do prof. Leandro Pereira, saber a diferença entre uma enciclopédia e um dicionário. Passei a fazer a mesma pergunta em todas as classes para averiguar quem não conhecia uma enciclopédia. Para meu espanto, a maioria. Então, nas aulas daquela semana, a Sala de Leitura passou a fazer parte do projeto "Filosofia em ação. Pensar bem para bem pensar" para orientar os adolescentes a fazer pesquisas importantes, já que na internet nem sempre traz explicações satisfatórias de um determinado assunto.
Professor Leandro recebendo os alunos do 1A do ensino médio na Sala de Leitura da EE Orestes F. de Toledo. Fev.2014. |
A curiosidade dos estudantes permitiu-me interagir com a Sala de Leitura (antes biblioteca) que sempre visito, pois considero o lugar mais valioso da escola, por ter "tesouros" escondidos sobre o saber.
Alunos do ensino médio EE Orestes Ferreira de Toledo visitando as estantes das enciclopédias. Fev/ 2014. |
A partir dessa visita monitorada, os livros de Filosofia, dicionários e enciclopédias não passarão mais desapercebidos. Acredito que as pesquisas serão mais bem elaboradas para os seminários e demais atividades propostas. Assim, como diz a autora ARANHA: "Em seu surgimento, a escrita assumiu função diferente. [...] passou a ser utilizada para formas mais democráticas de exercício do poder." (Filosofando, 2009: 37).
Boa leitura a todos!
Cantinho do professor na Sala de Leitura da EE. Orestes F. de Toledo Fevereiro 2014 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário